sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Retrospectiva - XXVI CONGRESSO PROVINCIAL OCDS - Fernando Alcici


Participar deste Congresso Provincial foi uma das grandes graças deste ano. Um Congresso muito bem preparado, de altissimo nivel, na alegria do encontro com cerca de 100 irmãos Carmelitas Seculares, de diferentes Comunidades e grupos, muitos indo pela primeira vez, o que mostra a vitalidade de nossa Provincia e do nosso carisma.


O tema muito apropriado, neste momento especial em que se inicia a preparação para o V centenário de nascimento de nossa Santa Madre Teresa de Jesus, nos mergulhou no desejo de conhecermos cada vez mais a sua vida, os seus escritos e bebermos nesta fonte inesgotável, de quem fez a experiencia de união com a Trindade e conseguiu transmitir.


A palestra de abertura do Congresso com o grande nome da Bíblia no Brasil, Pe. Gilvan - "Catequese, caminho para o discipulado" nos incentivou a vivermos em profundidade o Ano Catequético, colocando no centro de nossas vidas as Sagradas Escrituras.


Frei Alzinir nos falou sobre "Caminho de Teresa, um caminho de vida" e a imagem do caminho perpassa todo o Congreso. Uma mesa redonda: "Caminhando com nossos Santos" nos deu uma excelente pincelada dos nossos principais santos. Frei Fabiano, estudante da Teologia, nos introduziu em um livro, pouco conhecido de nossa Santa Madre: Conceitos do Amor de Deus, um comentario sobre o Cântico dos Cânticos, muito atual para nossos dias, que merece ser lido e estudado. "Teresa, doutora e mestra nos ensina o caminho da oração", com frei Wilson Gomes, nos mostrou o porquê dela ser Doutora; frei Alzinir nos mostrou a mensagem Capitular e o V Centenario de Santa Teresa, com suas diretrizes para vivermos bem este rico periodo de aprofundamento de estudo das obras de Santa Teresa, com seu cronograma; e Rosângela encerrou o congresso com uma bela palestra sobre "Caminhar com determinada determinação". O testemunho de Luciano e Ruth "Caminhar com fé, esperança e caridade" emocionou a todos e fez vibrar o coração; e a palestra de frei Geraldo: "Aprender caminhando com Jesus" complementaram a riqueza de conteúdo do Congresso.


Não faltaram a alegria, criatividade e espontaneidade no Recreio Comunitário, o "Carmelo Kids", em que nos tornamos crianças, relembrando todas as cantigas, danças e brincadeiras quando éramos crianças, trazidas de diferentes regiões do Brasil, o que tornou o recreio mais original. As celebraçoes liturgicas riquissimas e bem preparadas e a comemoração da Solenidade de N.Sra. Aparecida, com bela procissão, precedendo a missa e encerrada com fogos e balões num homenagem filial e amorosa a nossa Mãe, Rainha e Padroeira do Brasil, confirmaram que o Carmelo é mesmo todo mariano.


Minha gratidão à Cidinha e a sua Comissão que organizaram este belo Congresso, que ficará gravado nos nossos corações e produzirá muitos frutos, individualmente e comunitariamente, nos proximos anos, em que estaremos preparando e vivenciando o V Centenário de nascimento de Nossa Santa Madre.


Fernando de Santa Teresa de Jesus (Fernando Alcici - Comunidade de Santa Teresa de Jesus-Belo Horizonte)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...