domingo, 25 de abril de 2010

2ª feira da 4ª semana da Páscoa - 26/04/10

LITURGIA DIÁRIA


2-feira da 4a semana da Páscoa/Cor Branca
Ofício do dia de semana do TPasc.
Missa pr de semana par: Pf pascal
Leituras: At 11, 1-18
Sl 41(42), 2.3; 42(43), 3. 4 (RI. cf. Sl 41 [42],3a)
Jo 10, 1-10

Liturgia das Horas -> Laudes Pag. 689 - H.Média Pag. 690 - Vésperas Pag. 691
Oração das Horas -> Laudes Pag. 538 - H.Média Pag. 539 - Vésperas Pag. 540

"Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a Porta das ovelhas."

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho%5Cjo10_01_10.gif

"Quem entrar por Mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará Pastagem."

EVANGELHO (São João 10, 1-10)
Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o Pastor das ovelhas. 3A esse o Porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua Voz; Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua Voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que Ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a Porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a Porta. Quem entrar por Mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará Pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"Repetidamente o Vaticano II apresenta a Caridade do Bom Pastor como forma e modelo da Caridade Apostólica. Para ser cristãos e ainda mais Apóstolos, não nos basta o Amor baseado em simpatia humana. É indispensável a Caridade Teologal que só por causa de Deus procura levar as almas a Deus. E esta Caridade não há de ser teoria, mas algo de concreto, de vivido, baseado na experiência do Amor de Deus para com os homens. Só assim é possível amar como Cristo. O Amor de Cristo pelos homens centraliza-se perfeitamente no Pai, emana da Caridade do Pai que ninguém melhor do que Cristo conhece e possui. É, ao mesmo tempo, Amor perfeitamente humano, Jesus ama com Amor Divino mas também com verdadeiro 'Coração de homem'."
(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)

"'Em verdade vos declaro: Eu sou a Porta das ovelhas.' Jesus acaba de abrir a porta que nos tinha mostrado fechada. Ele mesmo é essa Porta. Reconheçamo-lo, entremos e alegramo-nos por ter entrado... 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida', diz Ele. Se Ele é a Verdade, os que estavam na Verdade estavam com Ele... os justos acreditaram que Ele viria, tal como nós acreditamos que Ele já veio. Os tempos mudaram, a fé é a mesma... Uma mesma fé reúne os que acreditavam que Ele devia vir e os que acreditam que Ele já veio. Vemos entrar todos, em épocas diferentes, pela única porta da fé, quer dizer, Cristo... Sim, todos os que acreditaram no passado, no tempo de Abraão, de Isaac, de Jacob, de Moisés ou dos outros Patriarcas e Profetas que, todos eles, anunciavam Cristo, todos esses eram já suas ovelhas. Neles se ouviu o próprio Cristo, não como uma voz estranha mas com a sua própria Voz.
"
( Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja )


http://www.baltimorecarmel.org/images/Stein%20Images/Edith%20Stein%201913%20Breslau.jpg

"A vida é Amor: Amor transbordante que não tem limites e que se dá livremente, Amor que se torna Misericordioso para toda necessidade; Amor que cura o doente e desperta para a vida aquilo que estava morto; Amor que protege, defende, ensina e forma; Amor que é triste com os tristes e alegre com quem está na alegria; que está pronto para o serviço em direção a qualquer um, para cumprir o desígnio desejado pelo Pai, em uma palavra: O amor do Coração Divino."
(Edith Stein)



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...