segunda-feira, 12 de abril de 2010

3ª feira da 2ª semana da Páscoa - 13/04/10

LITURGIA DIÁRIA

3ª feira da 2ª semana da Páscoa/Cor Branca
Ofício do dia de semana do TPasc.
Missa pr de semana par: Pf pascal ou

Verm. S. Martinho I PpMt, MFac
Ofício e Missa da memória.

Leituras: At 4,32-37
Sl 92 (93), lab. 1c-2.5 (R/. la)
Jo 3, 7b-15

Liturgia das Horas -> Laudes Pag. 588 H.Média Pag. 590 Vésperas Pag. 591

Oração das Horas -> Laudes Pag. 498 H.Média Pag. 500 Vésperas Pag. 500

"Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos..."

http://farm4.static.flickr.com/3278/2733545431_5ff8ae8c32.jpg

“Vós deveis nascer do Alto."

EVANGELHO (São João 3, 1-8)
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do Alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso Testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do Céu? 13E ninguém subiu ao Céu, a não ser aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a Vida Eterna”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"Nicodemos no Evangelho de São João é o símbolo de todos os que procuram compreender mais a Novidade de Jesus, sua Identidde, sua Palavra e sua Proposta de Vida... O desejo de conhecer a Verdade, move Nicodemos ao encontro com Jesus. É a pequena Luz dos humildes que vai em busca da Claridade maior. São João da Cruz nos diz: 'É como se a luz de uma estrela, ou de uma candeia se unisse e juntasse à luz do sol: já não brilha a estrela, nem a candeia, mas somente o sol, tendo em si absorvidas as outras luzes'... Jesus abre horizontes de esperança, de alegria, de consolação e de felicidade sem fim. Quem acredita na Palavra - Luz, de Jesus descobre a Verdade que conduz à Salvação, dando um sentido Divino à existência humana, e fundamentando a espiritualidade da fidelidade ao Plano de Deus."
(Frei Sandro Grimani-OCD)

"'A fim de que todo o homem que acredita tenha a Vida Eterna'
Meu Senhor e Meu Deus,
Tu guiaste-me por um longo caminho obscuro, pedregoso e duro.
As minhas forças pareciam muitas vezes quererem abandonar-me,
Quase não esperava ver mais um dia a Luz.
O meu coração petrificava-se num sofrimento profundo
Quando a claridade duma doce Estrela se elevou aos meus olhos.
Fiel, Ela me guiou e eu segui-a
Um pouco tímida no início, mais firme depois.
Cheguei, finalmente, à porta da Igreja.
Ela abriu-se. Pedi para entrar.
A bem-aventurança acolheu-me pela boca do teu sacerdote.
No interior, as estrelas sucedem-se,
Estrelas de flores vermelhas que me indicam o caminho para Ti.
E a tua Bondade permite que elas me iluminem no meu caminho para Ti.
O mistério que me fazia manter escondido no fundo do meu coração,
Eu posso doravante anunciar em alta voz:
Eu creio, eu confesso a minha fé!
O sacerdote conduziu-me aos degraus do altar,
Inclino a fronte,
A Água Santa escorre sobre a minha cabeça."
(Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein - OCD - Mártir, Co-Padroeira da Europa - Poesia 'Noite Santa')

"Quem És, suave Luz que me sacias
E que iluminas as trevas do meu coração?
Guias-me como a Mão de uma mãe,
e se me soltasses
não mais poderia dar um só passo.
És o Espaço
que envolve o meu ser e me protege.
Longe de Ti, naufragaria no abismo do nada
de onde me tiraste para me criar para a Luz.
Tu, mais próximo de mim
do que eu própria,
mais intimo do que as profundezas da minha alma,
e contudo incompreensível e inefável,
para além de qualquer nome,
Espírito Santo, Amor Eterno!
---
Não és Tu o doce Maná
que do coração do Filho
transborda para o meu,
o alimento dos anjos e dos bem-aventurados?
Aquele que Se elevou da morte à Vida
também me despertou do sono da morte para uma Vida nova.
E, dia após dia,
continua a dar-me uma Nova vida,
de que um dia a Plenitude me inundará por completo,
vida procedente da Tua Vida, sim, Tu mesmo,
Espírito Santo, Vida Eterna!"
(Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein - OCD - Mártir, Co-Padroeira da Europa - Poesia Pentecostes 1942)

http://3.bp.blogspot.com/_yq8gOPmv3gk/RreK4e28GLI/AAAAAAAAAXY/d3merMbUjlw/s400/EdithStein.JPG

"Deus é a Verdade. Quem procura a Verdade, quer saiba ou não, procura Deus."
(Edith Stein)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...