segunda-feira, 19 de abril de 2010

3ª feira da 3ª semana da Páscoa - 20/04/10

LITURGIA DIÁRIA


3ª feira da 3ª semana da Páscoa/Cor Branca
Oficio do dia de semana do TPasc.
Missa pr de semana impar: Pfpascal
Leituras:At 7,51-8, la
Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R/. 6a)
Jo 6,30-35

Liturgia das Horas -> Laudes Pag. 644 - H.Média Pag. 645 - Vésperas Pag. 646

Oração das Horas Laudes Pag. 520 H.Média Pag. 521 Vésperas Pag. 521

“Senhor, dá-nos sempre desse Pão”.

http://www.franciscanos.org.br/carisma/evangelho/2008/abril/imagens/080408.jpg

"Jesus lhes disse: 'Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a Mim não terá mais fome e quem crê em Mim nunca mais terá sede'."

EVANGELHO (São João 6, 30-35)

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"No dia que se chama o dia do Sol [o Domingo], todos os habitantes das cidades ou dos campos se reúnem num só local. Lemos as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas quando o tempo o permite. Quando a leitura termina, quem preside toma a palavra para chamar a atenção sobre esses belos ensinamentos e exortar a seguí-los. Seguidamente, levantamo-nos todos juntos e recomendamos as intenções de oração. Depois trazem pão, vinho e água. O presidente faz subir de todo o seu coração ao céu orações e ações de Graças, e o povo responde com a aclamação «Ámem!», uma palavra hebraica que significa: «Assim seja». Nós chamamos este alimento Eucaristia, e ninguém pode tomar parte Dele se não crê na verdade da nossa doutrina e se não recebeu o banho do batismo para a remissão dos pecados e a regeneração. Porque nós não tomamos este alimento como um pão vulgar ou uma bebida comum. Tal como, pela Palavra de Deus, Jesus Cristo, nosso Salvador, incarnou em carne e osso para a nossa Salvação, assim o alimento consagrado nas próprias palavras da Sua oração é destinado a alimentar a nossa carne e o nosso sangue para nos transformar; este Alimento é o Corpo e o Sangue de Jesus incarnado: esta é a nossa doutrina. Os Apóstolos, nas memórias que nos deixaram e a que chamamos Evangelhos, transmitiram-nos assim a recomendação que Jesus lhes fez: Ele tomou o pão, deu Graças e disse: «Fazei isto em memória de Mim; isto é o Meu Corpo». Tomou igualmente um cálice, deu Graças e disse: «Isto é o Meu Sangue». E deu-lhos só a eles... É no dia do Sol que nós nos reunimos todos, porque esse é o primeiro dia, em que Deus separou a matéria das trevas para fazer o mundo, e é o dia em que Jesus Cristo nosso Salvador ressuscitou dos mortos."
(São Justino, Filósofo, Mártir)

"O Profeta diz: "Vós que tendes sede, ide à Fonte". É a fonte dos que têm sede, não a dos que estão saciados. Ela chama pelos que têm fome e sede, aos quais chama bem-aventurados, aqueles cuja sede nunca se esgota e que têm tanto mais sede quanto mais já beberam dessa Fonte. Devemos, pois, desejar, irmãos, a fonte da Sabedoria, o Verbo de Deus nas alturas - devemos procurá-la, devemos amá-la. Nessa fonte estão escondidos, como diz o apóstolo Paulo, "todos os tesouros da sabedoria e da ciência"; ela convida todos os que têm sede a vir saciar-se. Se tens sede, vai beber à Fonte da Vida. Se tens fome, come o Pão da Vida. Felizes aqueles que têm fome desse Pão e sede dessa Fonte. Bebendo e comendo sem fim, continuam a desejar beber e comer; doce é esse Alimento e doce essa Bebida. Comemos e bebemos mas temos ainda fome e sede; o nosso desejo está satisfeito mas não cessamos de desejar. Foi por isso que David, o rei profeta, exclamou: "Provai e vede como o Senhor é Bom". Por isso, irmãos, sigamos aquilo a que somos chamados. A Vida, a fonte de Água viva, a fonte da Vida Eterna, a fonte da Luz e a nascente de toda a Claridade convida-nos ela mesma a vir e a beber. Aí encontraremos a Sabedoria e a Vida, a Luz Eterna. Aí beberemos a Água viva, que brota para a Vida Eterna."
(São Columbano, Monge)

http://enlargingtheheart.files.wordpress.com/2009/11/edithstein3.jpg

"Para poder nos dar a Deus com Amor devemos reconhecê-lo como Aquele que ama."
(Edith Stein)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...