quarta-feira, 7 de abril de 2010

5a-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA - 08/04/10

LITURGIA DIÁRIA


FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA/Cor Branca
Oficio solene próprio.
Missa própria: GL, Pfpascal I.
Leituras: At 3, 11-26
Sl8, 2a e 5. 6-7. 8-9 (RI. 2ab)
Lc 24,35-48

Liturgia das Horas -> Laudes Pag. 537 - H.Média Pag. 538 - Vésperas Pag. 541

Oração das Horas -> Laudes Pag. 479 - H.Média Pag. 480 - Vésperas Pag. 482

"Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse..."

http://sandrogerio.zip.net/images/porta3pasc09.jpg

“A Paz esteja convosco!”

EVANGELHO (São Lucas 24, 35-48)
Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A Paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"Nas suas aparições, o Senhor Ressuscitado se adapta, com admirável condescendência, ao estado de espírito daqueles a quem se mostra. Não trata todos do mesmo modo, mas por meios e caminhos diversos conduz todos à certeza da sua Ressurreição... E, à Igreja nascente, quis o Ressuscitado dar toda a garantia, para que, através dos séculos, apóiem os cristãos sua fé em firme alicerce... A Ressurreição explica e justifica a Paixão. Para quem crê na Ressurreição de Cristo, na qual está encerrada e preanunciada a ressurreição dos fiéis, já não é a cruz ocasião de desorientação ou escândalo, nem enquanto Paixão de Cristo, nem enquanto sofrimento que entra na própria vida pessoal... Deus em seu grande Amor, preestabeleceu e realizou tudo isto para a Salvação dos homens 'a fim de que os que vivem já não vivam mais por si mesmos, mas para Aquele que morreu e Ressuscitou por eles'."
(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)

"A meu ver, são quatro as razões pelas quais o Senhor mostra o lado, as mãos e os pés aos apóstolos. Em primeiro lugar, para mostrar que tinha Ressuscitado verdadeiramente e afastar qualquer espécie de dúvida do nosso espírito. Em segundo lugar, para que «a pomba», ou seja, a Igreja ou a alma fiel, fizesse o ninho nas Suas chagas como «nos recessos dos rochedos» e aí encontrasse abrigo contra o gavião que a espreita. Em terceiro lugar, para imprimir no nosso coração, quais insígnias, as marcas da Sua Paixão. Em quarto lugar, para nos advertir e nos pedir que tivéssemos piedade Dele e não O trespassássemos de novo com os cravos dos nossos pecados. Ele mostra-nos as mãos e os pés: «Eis as mãos que vos formaram», diz-nos: vede os cravos que as trespassaram. Eis o Meu coração, onde nascestes, vós, os fiéis, vós, a Minha Igreja, como Eva nasceu do lado de Adão: vede a lança que o abriu, a fim de que vos fosse aberta a porta do Paraíso, que o Querubim de fogo mantinha encerrada. O sangue que correu do Meu lado afastou este anjo, embotou-lhe a espada: a água extinguiu o fogo... Escutai com atenção, ouvi estas Palavras, e tereis Paz em vós."
(Santo Antonio de Lisboa, Doutor da Igreja)

"'Temos, mais do que nunca, necessidade de ouvir estas Palavras de Cristo Ressuscitado: 'Nada receeis!'. É uma necessidade para o homem dos nossos dias... que não cessa de ter medo no seu foro íntimo, e tem razões para isso... Como é uma necessidade para todos os povos e para as nações do mundo inteiro. É preciso que, na consciência de cada ser humano, se reforce a certeza de que existe Alguém que tem nas mãos o destino deste mundo que passa, Alguém que detém as chaves da morte e do inferno, Alguém que é o Alfa e o Ómega da história do homem, quer da individual, quer da colectiva; e, sobretudo, a certeza de que este Alguém é Amor, o Amor encarnado, o Amor crucificado e ressuscitado, o Amor incessantemente presente no meio dos homens! Ele é o Amor eucarístico. Ele é uma fonte inesgotável de comunhão. Ele é o único em quem podemos acreditar sem a menor reserva quando nos pede: “Nada receeis!'"
(João Paulo II)

"«A Paz esteja convosco», tal é a saudação Pascal do Ressuscitado. Para trazer a Paz ao mundo, Ele fez-Se Homem. Os anjos anunciavam-no na campina de Belém. A Paz – a segurança no seio do eterno Pai - tinha-la Tu, Senhor, mesmo quando andavas como peregrino sobre a terra. E tinha-a a Tua Mãe, pois o seu Coração era um só com o Teu. Prestas homenagem ao Pai nas alturas, para que Ele dirija novamente o Seu olhar para a terra e a Paz advenha também para aqueles que Dela estão privados, o que só aconteceu por meio da Tua morte. Como tinhas completado a obra sangrenta da expiação e entregue o Teu Espírito nas Mãos do Pai, então Ele inclinou-Se até aos Teus e levou-os, contigo, para o Seu seio. Sem nunca se esgotar, brotou o rio da Paz cujo trajeto passa pelo Coração da Tua Mãe; Ela dirige-o para os homens com as Suas doces mãos. Tu, Rainha da Paz, construíste a nossa casa para que ela se torne um lugar de Paz. Os corações de teus filhos deveriam tornar-se taças transbordantes do Orvalho do Céu para darem fecundidade ao país árido."
(Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein-OCD)

https://www.trinitystores.com/.php/catalog.php4?image=40

"Quanto mais escuridão se faz ao nosso redor, mais devemos abrir o coração à Luz que vem do Alto."
(Edith Stein)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...