terça-feira, 27 de abril de 2010

QUARTA FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA

IV Quarta Feira do Saltério (in Laudes = II Salmo)

Salmo 145(146): Felicidade dos que esperam no Senhor.

Um canto de aclamação ao Deus Poderoso, composto com intenções didáticas. O motivo da autêntica confiança unifica este poema antológico. Não se deve confiar nos homens, mesmo que sejam poderosos, porque seus planos perecem juntamente com eles. Deus, que demonstra Seu poder com doces ações dirigidas aos mais oprimidos da humanidade, é o único que suscita e merece toda nossa autêntica confiança. Se o Salmo se considera uma verdadeira aclamação ao Senhor, o verso final proclama Seu senhorio; se é uma lição em forma de oração, o Salmo se encerra com o desejo de que Deus exerça seu reinado, para que tenham vida plena todos aqueles que nEle confiam.
Formalmente se compõe de uma aclamação comunitária, ainda que se expresse no singular (vv. 1-2). A exortação que segue termina com uma bênção (vv. 3-5). Continua e finaliza com uma confissão de fé coletiva a cargo da assembléia (vv. 6-10).
Este Salmo se destaca em seu aspecto de aclamação: a confiança que pretende despertar nos demais está fundamentada nos atributos do hinário, visto que todos eles desenvolvem uma afirmação sapiencial.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...