quinta-feira, 22 de abril de 2010

SEXTA FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA

III Sexta Feira do Saltério (in Laudes = II Salmo).

Salmo 99(100): A alegria dos que entram no Templo.

“Este hino tem um marcado caráter litúrgico e é considerado como uma espécie de doxologia ao conjunto dos Salmos do Reino” (Sl 93; 96-100). Se destaca por seu ar claramente lírico e alegre. Deve ter sido escrito para uma procissão, de modo a ser cantado alternativamente pelos coros, quando se chegava ao Templo, para se oferecer os sacrifícios de comunhão (cf. Lv 7, 11-12). Em suas frases se mesclam o hino de aclamação e de ação de graças. Sua visão universalista está em consonância com Isaias 56, 6-7: “E a todos os estrangeiros, que aderiram a Yahweh para servi-lo e amar seu nome..., que sejam fiéis à minha aliança: Eu os levarei ao monte de Minha Santidade e Eu os farei felizes em Minha Casa de Oração... Porque Minha Casa será chamada casa de oração de todos os povos”.
Este Salmo apresenta dois coros:
1- Alegria pela eleição do povo (vv. 1-3);
2- Alegria pela bondade divina (vv. 4-5).
Cântico dos fiéis e peregrinos que entravam no Templo, este Salmo convida o povo para entrar em procissão e adorar o Deus único e verdadeiro, que formou e governa o Povo Eleito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...