sexta-feira, 28 de maio de 2010

28/05/2010 - SÃO GERMANO DE PARIS


Conhecido tambem como São Germano de Paris.
Nasceu em Autun, Franca em 496, foi ordenado em 530 e 10 anos mais tarde foi eleito Abade do Monastério de São Sinfrônio.
Em 556 ele foi para Paris e quando o bispado ficou vago ele foi nomeado Arcebispo de Paris pelo Rei Childebert I.
Em nenhum modo o seu oficio mudou a sua vida de santidade e bondade. Sempre austero, ele continuamente passeava junto dos pobres e nunca os afastava e por isso a história passou a chama-lo de “pai dos pobres”.
São Germano não tinha medo e certa vez acabou com uma revolta civil e mais de uma vez tentou acabar com os vícios do rei.
Finalmente com a suas bênçãos e orações ele curou o Rei Childebert I de uma terrível doença e acabou convertendo-o para o cristianismo terminando assim com sua licenciosidade e sua injustiça para com os pobres.
Quando ele faleceu o grande poeta Venatius Fiortunatus escreveu uma peça sobre sua vida e pelos seus inúmeros milagres, ele foi declarado um vigoroso santo e canonizado em 754 DC.
A Abadia de Saint Germain-des-Prés foi de fato fundada pelo santo com a ajuda o Rei Childebert em 553 DC.
São Germano consagrou-a a São Vicente e a sagrada Cruz. Quando Germano morreu na idade de 80 anos ele foi enterrado na abadia em uma suntuosa tumba. Na revolução francesa, ela foi destruída.
Mais tarde, ela foi reconstruída e a ela foi dado o seu nome e é destinada ao ensino religioso como São Germano queria a seu tempo.
A Abadia de Saint Germain-des-Pré é um tributo a influência de São Germano na França.
Na arte litúrgica da Igreja, São Germano é mostrado:
- deitado em uma cama extinguindo o fogo pelas suas preces.
- com uma corrente e com as chaves do reino;
- com São Pedro ao seu lado;
- com as chaves do reino.
Ele é o padroeiro dos cantores de corais e é invocado contra o fogo.


São Germano ...rogai por nós!

Outros Santos do mesmo dia: S. Restitua de Sora, Ss. Júlio e companheiros, S. Eutropio de Orange, S. Melângela, B. André Franchi e S. Zacarias de Viena...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...