sábado, 29 de maio de 2010

EVANGELHO DO DIA - 30/05/10

http://3.bp.blogspot.com/_H7SvRrYDc0M/SivFvg0Hk_I/AAAAAAAAAbo/FUpoHmxB_98/s400/santissima+trindade.jpg

"Tudo o que o Pai possui é Meu.”

EVANGELHO (São João 16, 12-15)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
Palavra da Salvação
Glória a Vós Senhor!

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"O Evangelho do dia de hoje projeta nova Luz sobre a Missão do Espírito Santp e sobre todo o Mistério Trinitário. Na palestra da última ceia, prometendo o Espírito Santo, disse Jesus: 'Quando Ele vier, o Espírito de Verdade, Ele vos ensinará toda a Verdade'. Também Jesus é a Verdade e ensinou aos seus toda a Verdade que aprendeu do Pai: 'Tudo que ouvi do Pai, vo-lo manifestei'. Por isso não ensinará o Espírito Santo Verdade alguma que não esteja contida já na Mensagem de Cristo. Antes, nos fará penetrar em sua significação profunda, dar-nos-á sua exata compreensão, preservará a Verdade de quaisquer erros. Deus é único, portanto, única é a Verdade.Totalmente a possui o Pai e totalmente a comunica ao Filho: 'Tudo o que o Pai possui é Meu', declara Jesus, e acrescenta: o Espírito Santo 'receberá do que é Meu e vo-lo anunciará'. Assim Jesus testemunha a Unidade de Natureza e a distinção das três Pessoas Divinas. Não só a Verdade, mas tudo é em comum entre Eles, pois possuem uma única Natureza Divina. Todavia o Pai a possui como Princípio; o Filho, enquanto é gerado pelo Pai; o Espírito Santo, enquanto procede do Pai e do Filho. Entretanto não é o Pai maior que o Filho, nem o Filho maior que o Espírito Santo. Há entre as três Pessoas perfeita Comunhão de Vida, de Verdade, de Amor. Veio o Filho de Deus à terra justamente para introduzir o homem nessa Comunhão altíssima, capacitando-o a viver em sociedade com a Trindade que Nele habita."
(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...