sexta-feira, 14 de maio de 2010

SÃO MATHIAS, APÓSTOLO. 14/05/2010

Festa.

Deus estabeleceu sua Igreja também sobre o fundamento desta “duodécima” coluna. Para lugar de Judas traidor, os Onze escolheram Mathias, por este ter seguido Jesus durante seu ministério público, a começar do Batismo de João até o dia da Ascensão (At 1,15-26). Com efeito, pode tornar-se, como eles, uma testemunha qualificada da Ressurreição. Segundo o historiador Eusébio de Cesaréia, Mathias teria sido um dos setenta discípulos do Senhor.

A Escolha de Mathias: Vontade de Deus ou Vontade dos Homens?

Vejam como foi a escolha de Mathias para ser Apóstolo:

Ofício próprio da Festa (II Vésperas – I Salmo).


Ant. 1 Vos ficastes a meu lado quando veio a provação. Aleluia.

Salmo 115, 10-19 (116 B): Ação de graças no Templo.


Aqui vemos um indivíduo salvo de um perigo mortal, que se acerca do Templo para dar graças ao Senhor. Como ele não especifica o perigo pelo qual passou, é impossível averiguar-se, de modo concreto, porque está a orar. Em alguns versículos faz ressoar a ação de graças de Ezequias. Algumas peculiaridades linguísticas induzem a datá-lo de tempos antigos; outras, porém, em épocas mais recentes. Talvez o Salmo tenha crescido em virtude de seu uso prolongado. Embora seja difícil estabelecer sua divisão estrófica, formal e tematicamente podem distinguir-se as partes seguintes: diálogo do salmista consigo mesmo (vv. 10-11); pergunta e resposta dirigida à assembléia (vv. 12-14); oração do salmista, pensado na morte (vv. 14-16); com os versículos finais, o salmista dirige-se novamente à assembléia.

A imagem autêntica do Deus de Israel é a do Deus misericordioso. Jesus afirmou irrestritamente a universalidade e radicalidade deste amor, a começar pelos últimos e pelos pequenos e o ilustrou pelo dom de sua própria vida.

Ofereçamos a Deus um sacrifício de louvor porque na Ressurreição do Senhor se romperam as cadeias da morte e do pecado e nos foi dada a liberdade de filhos de Deus.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...