sexta-feira, 11 de junho de 2010

Devoção ao SAGRADO CORAÇÃO de JESUS


A devoção é “uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesial” – conforme refere, recentemente, o Diretório sobre “Piedade Popular e Liturgia”, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O culto público ao Sagrado Coração foi canonizado em 1765 por Clemente XIII, ao introduzir sua festa litúrgica, com Missa e ofícios próprios, na sexta-feira após o segundo domingo de Pentecostes.
Caridade Divina
Além da celebração litúrgica, existem ainda muitas outras expressões de piedade que têm como objeto o Sagrado Coração. Entre os documentos que dizem respeito a essa matéria estão a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 1956, em que o Pontífice afirma é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o seu Coração como fonte de restauração e paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...