sábado, 19 de junho de 2010

DOMINGO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM = 19/06/2010

IV Domingo do Saltério – (I Vésperas = II Salmo)

Ant 2 Desde a aurora até à noite, no Senhor ponho a esperança.

Salmo 129 (130): Das profundezas eu clamo.

A presente súplica, individual ou coletiva, é um dos sete chamados “Salmos Penitenciais”. A Bíblia de Jerusalém nos dá o título do Salmo “De Profundis”. A Liturgia cristã dos mortos usa-o bastante, não como lamentação, mas como a prece em que se exprime a confiança no Deus Redentor. É também um dos “Salmos Graduais” ou “Cântico das Subidas”, cantados pelos israelitas em suas peregrinações a Jerusalém e seu Templo. O pedido de perdão dos pecados e o canto de esperança nele se irmanam. Eu diria mesmo que o segundo aspecto prevalece sobre o primeiro na medida em que o salmista confessa a sua angústia e sua fé, sua confiança em Deus que perdoa pecados. Essa é a verdadeira segurança de Israel. As três frases que se seguem se articulam em torno de persuasão. O salmista convence Deus para ouvi-lo (vv. 1-2), convence-se de que Deus o ouve e o perdoa (vv. 3-4), finalmente convence o povo a confiar em Deus, que na verdade o atende e acode (vv. 5-8).
Na celebração da comunidade, este Salmo, que é essencialmente um único arrependimento, deve combinar a persuasão individual e coletiva.
Súplica através de remorso e humildade: o salmista reconhece seus pecados e espera a reabilitação espiritual na misericórdia divina. Das profundezas da sua angústia, o salmista clama a Deus, na certeza de alcançar a misericórdia do Senhor. Invocação ao nome de Deus misericordioso, repetido sete vezes e saída das profundezas do coração. Queremos apresentar a Deus todos os recessos da nossa realidade, para que Ele nos olhe com olhos de misericórdia. Perdão define a atitude fundamental de Deus para conosco. Para isso, esperamos nEle, apesar de nossos inúmeros pecados. ‘Jesus’ significa ‘Salvador’: "porque Ele salvará o Seu Povo dos seus pecados" (Mt 1,21).
A oração de Neemias, implorando perdão para seu povo (Nee 1,4-11), tem muitas afinidades conceituais e de expressão com este Salmo, que tem também uma projeção nacional.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...