sábado, 26 de junho de 2010

DOMINGO DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM = 26/06/2010


I Domingo do Saltério – (I Vésperas = Cântico)

Ant 3 O Senhor Jesus Cristo se humilhou, por isso Deus o exaltou eternamente.

Cântico Fl 2,6-11: Cristo, o Servo de Deus.


A comunidade de Filipos foi dividida por rivalidades, vaidade e orgulho. Paulo lhes recorda suas origens nobres e lhes pede um mesmo pensar e sentir. Como pode um homem renunciar ao seu egoísmo? Somente tendo os mesmos sentimentos que teve Cristo. Chegando a Filipos, Paulo incorpora agora um hino que percorria as comunidades cristãs primitivas. Neste hino estão presentes duas figuras do Antigo Testamento: Adão e o Servo de Yahweh. Todo o hino está dominado pelo comportamento de Cristo e a resposta do Pai. São Paulo exorta os filipenses a manter a unidade e a paz na sua comunidade e, para esse efeito, incentiva-os a seguir o exemplo de humildade dado pelo Senhor.
Paulo está exortando a comunidade de Filipos à unidade da Igreja, cujo pressuposto básico é a humildade (Fl 2,1-4). A humildade agora lhes é como um incentivo, um exemplo notável: a humilhação de Cristo, que leva à glorificação.
Os vv. 6-11 constituem um precioso hino a Jesus Cristo. Nele aparecem os elementos característicos dos hinos cristológicos.
O tema central da perícope é o contraste entre a humilhação de Cristo e da glória de sua Ressurreição, pela qual Ele é constituído Senhor do céu e da terra.
Paulo pensa no Cristo histórico, com suas naturezas: divina e humana. Pois bem, como Filho de Deus, tinha por essência todos os atributos Divinos. Poderia haver manifestado exteriormente a glória que possuía desde sempre e, portanto, aparecer glorioso em sua humanidade. Porém, não fez assim. Este homem assumiu a condição puramente humana, como um de tantos, carregado com as debilidades comuns aos mortais, exceto o pecado. Sua humilhação culminou com a obediência até à morte na cruz. Por esta auto-humilhação e obediência, o Pai O glorificou , constituindo-O sobre toda a criação e ordenando que toda criatura reconheça Jesus Cristo como Senhor e Deus. Em Cristo se cumpriu, como em nenhum outro, o que Ele havia advertido aos demais: “O que se enaltece será humilhado, e o que se humilha será enaltecido” (Mt 23,12).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...