quarta-feira, 2 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA - 03/06/10

http://fotos.sapo.pt/K7fWzk31n03uAtHtdQWq/s320x240

"Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão.

EVANGELHO (São Lucas 9, 11b-17)
Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto". 13Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente". 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta". 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.
Palavra da Salvação
Glória a Vós Senhor!

MEDITANDO O EVANGELHO DO DIA
"A Eucaristia, como banquete, é o argumento do Evangelho do dia sob a transparente figura da multiplicação dos pães. Não há o longínquo simbolismo do pão e do vinho oferecidos a Deus por Melquisedeque, e, sim, um ato de Jesus, evidente prelúdio da Ceia eucarística. Jesus toma os pães, ergue os olhos ao céu, benze-os, parte-os e os distribui, gestos estes que repetirá no cenáculo quando transubstanciar o pão em seu Corpo. Outro gesto particular chama-nos a atenção: multiplicam-se os pães em suas mãos, e delas passam às dos discípulos que os distribuem à multidão. Igualmente será sempre Ele que fará o milagre eucarístico; mas se servirá dos sacerdotes que serão os ministros e tesoureiros da Eucaristia. Por fim, 'todos comeram e ficaram fartos'. A Eucaristia é o banquete oferecido a todos os homens para saciarem a fome de Deus, de Vida Eterna. A solenidade de hoje é convite a despertar a fé e o amor para com a Eucaristia, para que, mais faminto dela, cheguem os fiéis com maior fervor à Comunhão e saibam suscitar esta fome salutar nos irmãos indiferentes."
(Frei Gabriel de Santa Maria Madalena-OCD)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...