sexta-feira, 25 de junho de 2010

SEXTA FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM. 25/06/2010


IV Sexta Feira do Saltério (Vésperas = II Salmo).

Ant 2 Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam; estais perto de quem pede ajuda.

Salmo 144, 13b-21 (145): Louvor à grandeza de Deus.

Na segunda parte do Salmo 144, segundo a divisão da Liturgia, está enfatizado ser necessário uma maior misericórdia e condescendência de Deus para com o indigente, embora nenhuma criatura deixe de esperar e de receber a Sua compaixão. Nenhum dos que invocam a Deus deixará de ser atendido em suas necessidades e desejos (vv. 13b-20).
A Bíblia de Jerusalém chama todo este Salmo “Louvor ao Rei Yahweh”.
O salmista louva o Senhor, admirável por Sua grandeza, misericórdia, onipotência, verdade, providência e justiça. É um canto aos atributos divinos, manifestados nas obras portentosas do Senhor, em favor do homem. A mão pródiga de Deus está sempre aberta às necessidades dos homens, amparando particularmente os humildes e desvalidos.
A soberania divina não é distante e arrogante, como às vezes pode acontecer no exercício do poder humano. Deus manifesta a sua realeza mostrando sua preocupação com os seres frágeis e indefesos. Na verdade, Deus está acima de tudo: um Pai, que "defende todos os que estão caindo" e levanta os que tinham caído no pó da humilhação (cf. v. 14). Portanto, os seres vivos se dirigem ao Senhor quase como mendigos com fome e Ele, como um Pai solícito, dá-lhes a comida que necessitam para viver (cf. v. 15). .
Termina o Salmo com um voto de louvor que terá continuidade ou fará eco entre todos os seres humanos, por todas as gerações.
Para a recitação desta segunda parte do Salmo deve-se ter em mente que a série de adjetivos ou particípios hínicos que qualificam a Deus são variações sobre o tema da misericórdia divina. A bondade de Deus alcança a todos, pondo em marcha os anseios de busca, respondendo com alimentos e sustentando a todos os fracos etc. Todas as ações de Deus são manifestações de sua bondade. É justo que todos proclamem tão imenso amor e convidem todos os seres vivos para louvar o Senhor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...