terça-feira, 1 de junho de 2010

TERÇA FEIRA DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM = 01/06/20

I Terça Feira do Saltério (Vésperas = II Salmo)

Ant 2 Cantaremos celebrando a vossa força.

Salmo 20, 2-8.14 (21): Ação de graças pela vitória do Rei.

O presente Salmo nos indica onde está a verdadeira força do Rei. Sua singular grandeza e poderio vêm de Deus. O versículo último é a resposta do povo reunido para festejar o rei. Trata-se de um Salmo de ação de graças ou de uma cerimônia de coroação régia. No fundo, o que se celebra e canta é a assistência divina: Deus é o autêntico herói, o único vencedor. Nosso Salmo, em consequência, é um “Te Deum”.
A Bíblia de Jerusalém dá a este Salmo o título de “Liturgia da Coroação”: em duas partes seguidas de antífonas corais (v. 8 e 14) tem acento messiânico e escatológico, fazendo com que fosse aplicado ao Cristo Rei.
O texto que é objeto de nossa meditação (cf. vv. 2-8.14) pertence ao gênero dos “Salmos Régios”. Por tanto, no centro se encontra a obra de Deus em favor do soberano do povo judeu, talvez apresentado no dia solene de sua entronização. No início (cf. v. 2) e no final (cf. v. 14) quase parece ressoar una aclamação de toda a assembléia, embora a parte central do hino tenha a tonalidade de um canto de ação de graças, que o salmista dirige a Deus pelos favores concedidos ao Rei: “Com bênção generosa o preparastes” (v. 4), “longos dias, vida longa pelos séculos” (v. 5), “fama” (v. 6), “alegria” (v. 7).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...