quinta-feira, 22 de julho de 2010

QUINTA FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM = 22/07/2010

IV Quinta Feira do Saltério – (Vésperas = Cântico)

Ant 3 Chegou agora a salvação e o poder e a realeza do Senhor e nosso Deus.

Cântico Ap 11, 17-18; 12,10b-12a: O julgamento de Deus.

O Cântico da Liturgia das Vésperas de hoje é formado pela união de dois pequenos trechos retirados de Apocalipse capítulo 11, vv. 17-18 e capítulo 12, vv. 10b, 11 e 12.
O capítulo 11 descreve a cena em que, ao toque da sétima trombeta (v. 15), ressoam no céu cantos de júbilo pelo estabelecimento da soberania de Deus no mundo; no segundo ato, os vinte e quatro anciãos adoram a Deus e entoam o hino de ação de graças (vv. 17-18) que é a primeira seção de nosso Cântico. O capítulo 12 relata a maravilhosa cena de enfrentamento da Mulher e o Dragão. Travada a batalha entre o Dragão e Miguel, o Dragão e seus anjos foram derrotados e atirados à terra. Então, uma forte voz fez ouvir no Céu o hino que celebrava a importância do sucedido (v.v 10-12) e que é a segunda seção de nosso Cântico.
Ao som da trombeta do sétimo anjo do Apocalipse estamos no final do drama escatológico: Deus estabelece definitivamente Seu Reino e condena as nações adversárias. Embora esta condenação advenha depois de ser precipitado o Grande Dragão e seus servidores com ele (Ap.12,9), é chegado, em definitivo, o momento em que “Aquele-que-é e Aquele-que- era”; – e no futuro “Ele-será” ou “há-de-vir”- terá assumido o grande poder.
Estes pequenos trechos do Apocalipse interagem internamente. A queda do Grande Dragão provoca uma grande aclamação (v. 12,10a), que explica, no presente, a implantação definitiva do Reino de Deus, no meio de nós.
Este Cântico, que se acaba de ressoar, desce igualmente do Céu. Com efeito, o Apocalipse, onde nos é proposto este hino, une a sua primeira estrofe (cf. Ap 11, 17-18) “aos vinte e quatro anciãos que estavam sentados em seus tronos, diante de Deus” (Ap 11,16) e a segunda estrofe (cf. Ap 12, 10-12) a “uma voz forte que desce do Céu” (Ap 12,10).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...