domingo, 17 de outubro de 2010

CONGRESSO PROVINCIAL OCDS - 2010

SÍNTESE

O XXVII Congresso da OCDS, cujo tema foi “Oração, caminho para a perfeição”, nos deixou com certeza pistas para que nós seculares trilharmos o caminho da oração com a nossa mestra espiritual Santa Madre Teresa de Jesus.
A primeira palestra, “Livro da Vida, Oração do coração” com frei Geraldo Boletini , nos incentiva a caminhar no amor. O Carmelo nos ensina a amar e que o centro da Mística é amor. Devemos tirar as cascas, camadas, não ficar na superficialidade da oração, nos despojando, e caminhando mesmo com os percalços da vida, porém buscando sempre as coisas do alto. Falou-nos também da importância de caminharmos tendo em uma de nossas mãos as obras de Teresa, São João da Cruz, Santa Teresinha e na outra a Sagrada escritura, para ser luz onde estivermos inseridos, na família, no trabalho, com os vizinhos e na comunidade.
O essencial na oração é amar e para amar temos que beber da fonte dos nossos santos e precisamos ter equilíbrio como nos dizia frei Marcos Juchem, na sua palestra “O essencial na oração é amarmos muito”. Para Santa Teresa o importante é o AFETIVO- AFETO. O que é afetar-se? É o relacionar -se bem.
Temos que caminhar para Deus e para os nossos semelhantes, mas para que isso aconteça há a necessidade de “Caridade fraterna, desapego e humildade” que são as virtudes necessárias para percorrer o caminho de Perfeição, palestra ministrada por nossos irmãos da província do sul, o casal Mário e Beatriz.
Para finalizar frei Alzinir Francisco Debastiani, em sua palestra “ A oração, caminho para a perfeição”, nos ajudou a situarmos na época em que santa escreveu o livro. O tema central do livro é a oração onde Teresa é bem clara na sua intenção em reformar e formar mosteiros ajudar a Igreja e sua missão apostólica.
Na mesa redonda tivemos momentos emocionantes onde ficamos conhecendo um pouco de madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade, conhecida como Carminha, frei Raul de Lima Sertã, madre Maria Imaculada, conhecida como mãezinha, e o nosso querido amigo Dyonísio da Silva, onde foram relembrados fatos marcantes de todos eles ressaltando que o ponto comum entre todos foi o Amor em que sempre dedicaram aos seus.
Tivemos também o lançamento do livro “A MÍSTICA DO CORAÇÃO” do nosso irmão Frederico Barbosa de Souza, onde faz comparações entre Ibn’ Arabi e São João da Cruz onde tem muitos pontos em comum, pois ambos professam o Amor.
Maria Eduarda encerrou as palestras com “Oração da alma apaixonada” nos conduzindo pelo amor intenso de são João da Cruz por Deus e paixão pelos seres humanos, dizendo da importância de saber ouvir e transmitir.
Neste Congresso ocorreu a eleição do presidente provincial, onde foi eleita a nossa querida irmã Maria Eduarda Barbosa, para o triênio de 2010 a 2013 e o novo conselho provincial. Maria Eduarda emocionada agradeceu a todos os presentes dizendo que encontraremos forças no senhor para nos por à caminho. Aos pés de Jesus, debaixo do manto de Maria, com a Intercessão de são José, aprendendo com santa Teresa e São João da Cruz, nossos passos serão iluminados para continuarmos a caminhada.

COMISSÃO CONGRESSO PROVINCIAL OCDS 2010

Um comentário:

Andréia Virgínia disse...

Parabéns a toda comissão do congresso, nota 10 para vocês!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...