quinta-feira, 21 de outubro de 2010

OCDS DE CARATINGA-MG - SEMANA DE ESPIRITUALIDADE

Semana deEspiritualidade
A OCDS de Caratinga promoveu a Semana de Espiritualidade:Oração:Encontro de Amizade.
F
oram 5 dias com as seguintes palestras:

dia - Frei Luciano Luis iniciou os trabalhos com o tema Oração Cristã, citando Santa Teresinha: “Oração é um impulso do corão...”. A historia de salvação e redenção do homem converge para o único fim de estabelecer comunhão intima e amistosa entre o homem e Deus . Foi apresentado um vídeo de Thomas Merton sobre a noite escura e um texto de Gibran sobre o amor.

dia - a pequenina Irmã Maíldes deu uma excelente formação, iniciando com um relaxamento e nos introduzindo nas Formas de Oração. Além da bela apresentação sobre as formas de oração, nos trouxe a singela Oração da Camponesa de Madagascar, que em muito nos lembrou Santa Madre que se encontrava com o Amado mesmo entre as panelas. Aliás Irmã Maíldes iniciou sua palestra com a frase de Santa Teresa: Oração é um íntimo dialogo de amor com Aquele que sabemos que nos ama. Ela também citou São João da Cruz: “Procurai lendo e encontrareis meditando; batei orando e abrir-se-vos-ão contemplando”.
dia - Frei Max nos brindou com a Palestra: “Missa: Oração por excelência”. Frei Max iniciou sua palestra nos questionando: por que as pessoas vão à Missa? Existem os que vão para cumprir um preceito; há os que vão à missa para fazer seus pedidos e orações; e há aqueles que vão à missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos. A Missa abrange muitas definições, todas elas corretas: é o memorial do sacrifício da Cruz, ou seja, da Páscoa; é a ação de graças (eucaristia) da comunidade cristã, hino de louvor e gratidão pelo dom da salvação; é o Banquete das núpcias do Cordeiro com a sua Igreja, onde o Céu se faz presente na terra, e onde o próprio Cristo, Pão da Vida, nos alimenta para a vida eterna e nos fortalece para a caminhada. Terminou com a poesia 55 de Elisabete da Trindade.

dia – Frei Marcos Hideo Matsubara discorreu sobre a Oração Teresiana. Quando queremos fazer referência à Santa Teresa, definir sua vida e importância no Carmelo, inevitavelmente tocamos no assunto oração. Por outro lado, falar sobre oração no Carmelo nos obriga também a falar da experiência de oração de Santa Teresa. Portanto, a oração no Carmelo e a oração Teresiana são duas coisas intimamente interligadas. Santa Teresa é uma mestra de oração, ela possui todos os atributos necessários de um verdadeiro mestre de oração: Experiência abundante, compreensão profunda da graça que Deus lhe concede, poder de comunicação (capacidade de transmitir em palavras sua experiência).

dia – Ana Maria Eymard, fechou com chave de ouro nos falando de como orar com a vida e a partir da vida. Ter vida de oração é ser fascinado por Jesus Cristo, vislumbrados por esse amigo de todas as horas. Ele é nosso companheiro amado constante. Há muitos lugares e meios de nos encontrarmos o Senhor que nos espera e quer ser nossa companhia constante.

No sábado, em perfeita sintonia comSantaMadre, participamos do Happy Hour Carmelitano com direito ao Matsubara Show, sorteios, apresentação de dança e um buffet agradável. As jovens Isadora e Paloma apresentaram a coreografia da Professora Kellyusquia (Keké) para a bela canção Living Flame, na voz de Frei Marcos.





























Todos da comunidade OCDS participaram ativamente da Semana de Espiritualidade que obteve uma média de participantes por dia em torno de 80 pessoas. A missão de divulgar e viver a espiritualidade carmelitana foi cumprida com sucesso.
Ciça de São João da Cruz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...