domingo, 7 de novembro de 2010

BEATO FRANCISCO DE JESUS MARIA JOSÉ PALAU Y QUER - 07/11/2010


PRESBÍTERO
Francisco nasceu a 29 de Dezembro de 1911, em Aytona, província de Lérida, Espanha.Muito cedo mostrou Francisco a sua inteligência, o que levou os seus pais a decidirem possibilitar os estudos a seu filho. Em plena guerra da Independência decorreu a adolescência e juventude de Francisco.
Aos vinte e um anos decidiu fazer-se religioso, ao que seus pais se opuseram rotundamente. Escolhera a Ordem do Carmo e pedia todos os dias a nossa Senhora e a Santo Elias que lhe concedesse a graça da entrada na Ordem com o consentimento dos pais. Vencidas todas as dificuldades, o jovem Francisco pôde entrar na Ordem, no convento de Lérida, passando para o noviciado de Barcelona, no dia 21 de Outubro de 1832. Aí recebeu o nome de Frei Francisco de Jesus Maria e José. No dia 15 de Novembro de 1833, fez a sua profissão religiosa.
Em 1835 consumou-se a Revolução: destruíram-se todas as casas dos religiosos e deu-se o assassinato massivo de milhares de religiosos. Frei Francisco encontrava-se no Carmo de Barcelona: fugiu ao massacre. Indo-lhe no encalço, os perseguidores descobriram-lhe o rasto que os conduziu ao seu refúgio. Para a gruta de Vedrá se retirava frequentemente, durante doze anos seguidos. Escreveu: «atravessei uma montanha, onde, de noite, sem caminho, entre tempestades tive de sofrer ataques de todas as partes. Agora, aqui, que feliz que eu sou! Que bom seria não ter de sair daqui! Os anjos não saem do céu para a terra senão forem enviados por Deus. Para mim esta solidão é o céu».
Em 1860 levantaram-lhe finalmente a pena de desterro. Frei Francisco, que antes de partir iniciara a Fundação dos Irmãos e das Irmãs Carmelitas Missionárias, regressa, agora, No dia 10 de Março de 1869 chegou a Tarragona, caindo doente com uma pulmonia. Foram chamados os padres carmelitas para que o assistissem nos seus últimos momentos. Ouviram-no dizer: «Nunca quis outro caminho senão o da cruz. Meu Deus mudastes a minha sorte! Eu queria morrer arrastado pelas ruas de Barcelona, para vossa honra e glória. Ao menos quero morrer abrasado no vosso amor». Era o dia 20 de Março de 1872. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1988.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...