quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Igreja em Missão

A Paróquia Imaculada Conceição, Jardim Sapopemba, se alegra pela iniciativa da Fraternidade Nossa Senhora do Carmo - OCDS de estar fazendo um momento missionário pelas ruas de nosso bairro.
Estes trabalhos pastorais que vão além das quatro paredes de nossa igreja são de suma importância para a renovação de nossas comunidades. Proporcionam, acima de tudo, uma experiência interna em que o católico praticante se percebe envolvido em algo que é muito mais do que simplesmente estar presente na igreja templo. O mundo se apresenta como um vasto campo de atuação clamando por reconhecer os sinais do Reino. Sinais estes que serão mais evidentes se o católico se comprometer com a implantação desse Reino.
Apesar de todas as dificuldades que a grande cidade nos apresenta a missão é possível e necessária. Temos que perder o costumeiro medo de “não incomodar”, permanecendo numa atitude passiva diante do mundo que rapidamente se transforma e que perde os valores evangélicos. Mas como conhecerão esses valores se ninguém os prega? A responsabilidade é toda nossa, pois professamos ser discípulos daquele que já ordenou “ide e evangelizai a todos”. Então por que estamos parados? e por vezes lamentando as mazelas da sociedade, mas não percebendo que a responsabilidade é do cristão, em primeiro lugar!

O católico que fizer esta experiência de êxodo, pois deverá ser uma saída de um estado para outro, abandonando velhas práticas para ceder à criatividade do Espírito, se deparará com um processo interno de renovação espiritual. Nascerá uma nova pastoral em que o ir ao encontro seja a palavra de ordem!

Nossos irmãos afastados também perceberão a mudança. A comunidade que outrora ele abandonou chega ao seu encontro dando-lhe uma nova oportunidade . Um recomeço numa igreja diferente, muito mais preocupada com sua dimensão externa do que com a “velha sacristia”e que terá que se preparar para receber quem já não se enquadra dentro de seu esquema doutrinal.
Os católicos não praticantes e até mesmo os que nunca professaram nossa fé nos exigirão uma pastoral como nos primórdios da igreja. Começaremos como no princípio anunciando simplesmente o amor do Cristo morto-ressuscitado, que é Senhor.
Enfim, que toda experiência missionária da Fraternidade Nossa Senhora do Carmo seja um início de algo muito maior. Cresça em nossa igreja a vontade de sair e edificar fora, nas casas, ruas, becos, praças etc a igreja que nos acolheu e que esta de portas abertas a tantos outros que ainda não a conhecem.

Que Nossa Senhora do Carmo interceda pelos missionários!
A Bênção de Deus a todos!
Pe. Reginaldo Donatoni






"Ser carmelita descalço significa amar a Igreja, rezar por ela e, com ela, anunciar o evangelho"
                       (Papa João Paulo II).

Um comentário:

Marcelo Vilela disse...

CORAGEM, ALEGRIA, AMOR E UMA DETERMINADA DETERMINAÇÃO, TUDO ISSO PUDE PERCEBER NESSA INICIATIVA, PARABÉNS. ESTOU FELIZ POR VOCÊS, ABRAÇO FRATERNO EM TODOS. MARCELO VILELA- ODCS DE MONTES CLAROS/MG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...