quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

É NECESSÁRIO RECONHECER O PAPEL DE NOSSOS LEIGOS COMPROMETIDOS COM A ORDEM


ROMA-ITALIA (11-01-2011)

Refletir sobre o papel e a importância da Ordem Secular no mundo em que vivemos é o principal objetivo da carta do nosso Padre Geral, Saverio Cannistrá, que enviou a todos os frades, monjas e membros da Ordem Secular Carmelo.

No documento, datado da solenidade da Epifana do Senhor, P. Savério afirma a necessidade de reconhecer o papel dos nossos leigos envolvidos com a Ordem no desenvolvimento de nossa missão. O Carmelo Secular é algo mais que um grupo de leigos que se identificam ou simpatizou com um convento, mosteiro ou paróquia Carmelita, os membros da Ordem secular do Carmelo têm um compromisso com a sua vida, com sua missão e com seu caminho espiritual.

A este respeito o Prepósito Geral argumenta que a Ordem Secular comunica a própria espiritualidade Carmelitana para o mundo em torno de si, como expressa Padre Luis Aróstegui em a carta de 2006 para a Província, com ocasião do documento sobre a pastoral assistencial aos membros da secular Carmelo.

Além disso, o P. Savério na sua carta lermbra que a relação que existe entre os frades e o secular é uma graça e a responsabilidade. A responsabilidade de uma formação dos membros maduros na igreja e na ordem e a disponibilidade do laicato na plenitude e cumprimento da missão das províncias, mas sobretudo a graça que envolve o enriquecimento recíproco da vocação e no modo em que cada um vive sua vida.

A relação espiritual que existe entre os frades, as monjas e os Carmelitas Seculares é uma fonte de grande riqueza para cada um de nós como indivíduos e como Carmelitas . É também uma fonte de graça e dinamismo para a Igreja que servimos e para o mundo que precisa conhecer a presença de Deus, conclui o P. Geral.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...