quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Teresianos: renovado impulso para a vida cristã

Mensagem de Bento XVI no centenário da Instituição Teresiana
MADRI, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI, em sua mensagem à família espiritual Teresiana, dedicou palavras de carinho e encorajamento, por ocasião do seu centenário.

Recordando seus inícios, o Papa disse: "Sob o olhar amoroso de Nossa Senhora de Covadonga, nasceu uma ideia, uma boa ideia para dar um renovado impulso para uma vida cristã exigente e uma generosa missão de evangelizar e humanizar os diversos setores sociais".

A abertura oficial do Centenário foi realizada no sábado, 15 de janeiro, na Igreja Colegiada de São Isidoro, de Madri.

Bento XVI também se referiu a São Pedro Poveda, o fundador, de que disse: "Ele colocou em prática [o Instituto Teresiano] com mansidão, determinação e competência, até chegar, hoje, a muitos países em quatro continentes".

São Pedro Poveda

O Santo Padre se une ao agradecimento a Deus "por tantos dons recebidos de sua bondade ao longo destes anos, pelos frutos de santidade alcançados, em particular em seu santo Fundador, na Beata Victoria y Díez e na Venerável Josefa Segovia".

Beata Victoria y Díez

E convida "as teresianas e associados a renovarem com alegria seu compromisso de cultivar com esmero em seu coração a presença de Cristo, segundo a grande mestra nas coisas do espírito, Santa Teresa, de modo que sua vida seja um exemplo no mundo e suas atividades projetem em cada ser humano a luz de Deus".

Confiou a Maria as iniciativas e celebrações de comemoração, "a fim de alcançar muitos frutos nesta tarefa apaixonante de despertar a alma humana e cristã no mundo da cultura, da educação e da promoção da pessoa como um todo"; e envia a todos os membros da Associação sua bênção apostólica.

Com uma longa procissão de sacerdotes concelebrantes, três bispos - Fidel Herráez, auxiliar de Madri, Faustino Sainz, antigo núncio papal na Inglaterra, Ramón del Hoyo, bispo de Jaén, e o cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, começou a Eucaristia na qual a Instituição Teresiana deu graças a Deus no início do primeiro centenário de sua história.

Em sua homilia, o cardeal Rouco expressou sua alegria por presidir a celebração e deu graças pelo centenário da Instituição Teresiana, pela variedade de seus frutos e pela "realidade múltipla e complexa que é, uma grande representação da Igreja na sociedade".

Ele destacou a força das "raízes da Instituição Teresiana, ao estarem arraigadas em Cristo através de expressões e de pessoas santas, entre as quais se destaca o fundador, São Pedro Poveda". Também se referiu à Beata Victoria Díez, professora, membro da Instituição e mártir como Poveda; e a Josefa Segovia, quem desejou ver beatificada em breve.

Destacou, como "uma providencial coincidência", o anúncio da beatificação do Papa João Paulo II em 1º de maio deste ano, no contexto deste centenário. Também anunciou que, em 16 de março, será lançada a pedra fundamental da Paróquia de São Pedro Poveda de Madri.

Ao remontar-se a 1911, o arcebispo de Madri sublinhou que este foi o início dos tempos modernos, poucos anos antes da 1ª Guerra Mundial. E que na sociedade havia um ambiente pouco consciente do que ia acontecer. A ideia de Poveda sobressaiu naquela época como uma resposta de que a sociedade e a Igreja necessitavam. "Ajudou as crianças e jovens através da educação, e a compreender a verdade do homem através do mistério de Cristo", acrescentou.

O cardeal admirou a ousadia implícita no carisma teresiano ao nascer, inspirado em Santa Teresa de Jesus, que conhecia, como poucas pessoas, o que significa uma vida interior que leva a enraizar-se em Cristo.

Concluiu mencionando Covadonga, o berço da Instituição Teresiana e da Espanha contemporânea. Pediu a Nossa Senhora e a São Pedro que acompanhassem aqueles que pertencem ou se sentem parte da instituição neste ano.

Um aplauso forte e prolongado irrompeu no templo, no final da cerimônia religiosa, como um sinal de festa e agradecimento especial a Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...