terça-feira, 23 de agosto de 2011



No sábado, dia 13 de agosto de 2011, com imensa alegria a Comunidade Santa Teresinha - Sete Lagoas/ MG reuniu-se para juntos retirarmos, esvaziarmos de nós mesmos e buscarmos na oração o caminho para a perfeição.

Encontramos-nos no Carmelo e nos dirigimos a um lugar afastado e propicio para nosso retiro espiritual, onde a natureza “grita” num profundo e harmonioso silencio, que nos leva a se achegar ao colo do pai.

Num primeiro momento, fomos auxiliados pelo Diácono Everton, que em breve irá receber o Sacerdócio, levando-nos a refletir na palavra de Deus através da Lectio Divina, com momentos de reflexão, oração e partilha.

Após o almoço, com muita alegria recebemos nosso Delegado Provincial da OCDS, Frei Fabiano, que aguardávamos com ansiedade. Frei Fabiano nos agraciou com a passagem do Livro dos Cânticos de São João da Cruz:

Canção 1

“Onde é que te escondeste,

Amado, e me deixaste com gemido?

Como o cervo fugiste,

Havendo-me ferido;

Saí, por ti clamando, e eras já ido.”

Explicou cada verso que nos levou a refletir sobre a busca constante de Deus em nossas vidas e sua grandiosidade, revelando-nos a ansiedade por encontrá-Lo. Após o momento de reflexão nos encontramos com o amado na Santa Missa celebrada por Frei Fabiano e aprofundamos a graça de deixarmos que um Deus tão grande venha em nós fazer a sua morada.

Para finalizar nosso dia, refletimos mais um pouco em nosso Pai São João da Cruz:

Canção IV:

“Ó bosques e espessuras,

Plantados pela mão do meu Amado!

Ó prado de verduras,

De flores esmaltado

Dizei-me se por vós ele há passado!”

Neste momento refletimos em como DEUS revela-se na Natureza e nas pequenas coisas, mas nem sempre temos tempo para deixa-lo falar, pois não paramos para escuta-lo.

Para nós Comunidade OCDS, ficou a necessidade de fugirmos mais das coisas do dia-a-dia e procurarmos estar a sós com Aquele que sabemos que nos ama. Buscar momentos de comum unidade, para que fortalecidos na oração, possamos enfrentar os obstáculos da vida, seguindo a DEUS mais de perto pelo Carisma Teresiano e auxiliados por Nossa Mãe e irmã no Carmelo, Maria Santíssima.

Sérgio Lopes Queiroz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...