segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como Deus me chamou ao Carmelo - Cida Carvalho (OCDS de Varginha-MG))

          Um dia, conversando com a Irmã Teresinha Maria, do Carmelo São José de Três Pontas, MG, disse que já tinha ouvido falar em carmelita secular, mas que gostaria de conhecer melhor, de saber como era. Ela me deu a resposta e disse que em minha cidade, Varginha, MG, tinha uma comunidade e que um homem chamado Romeu Rossignoli pertencia a ela.
          Em 2003, estava numa tristeza profunda, na família as coisas não iam bem, me sentia infeliz, angustiada.
          Num desses dias estava passando em frente à Capelinha do Hospital Regional de minha cidade, e fiquei a pensar: porque não vou à missa todos os dias se é celebrada a Santa Missa, todos os dias ao lado da minha casa? Esse dia era primeira sexta-feira da quaresma daquele ano. E eu parei e fui até a porta da Igreja (me emociono e entristeço por ter passado tanto tempo longe de Deus) estava sendo rezada a Via-Sacra, a estação, nunca esqueço, era a quarta, “o encontro de Maria com seu Filho”. Então pedi a ela que me levasse junto ao encontro de Jesus. Assisti a missa com o coração contrito e daquele dia em diante nunca mais deixei de ir à missa todos os dias. Foi a partir daí que fui me transformando em uma nova criatura
          Neste ínterim, fiquei com vontade de ler a vida de um santo, já tinha lido são Francisco, foi quando, em minha estante, deparei-me com o Livro da Vida, que um medico amigo emprestara para minha filha e estava autografado e assinado: Irmã Teresa Margarida do Coração de Maria (priora do Carmelo de Três Pontas, minha terra, freira cuja abertura do processo de Beatificação foi autorizado pela Congregação da Causa dos Santos, em Roma).     
          Li este livro como se fosse uma Bíblia, ficava na cabeceira de minha cama, toda noite eu lia um pedacinho e ficava a meditar embora não entendendo bem. Na época o que mais me chamou a atenção foi à descrição sobre a visão que ela teve do inferno. Esta leitura alimentou minha fé quando nessa época quase perdi um genro que precisou de duas cirurgias no coração com diferença de vinte dias por conta de uma endocardite.
          Ali naquela capela encontrei pessoas que me ajudaram na caminhada de fé,  uma delas, a Edi que apresentou-me para a coordenadora da Catequese da Paróquia do Divino Espírito Santo, fui chamada também para trabalhar na Pastoral do Batismo, mas preferi a catequese porque me obrigava a estudar e rezar a Bíblia que eu nunca lera até então, a não ser os livros sagrados dos quais tirei os nomes de minhas três filhas: Raquel, Sarah e Ester.
          Foi nessa Capela que, no inicio de 2005, encontrei um recado pregado na porta que dizia: “Estudos bíblicos todas as segundas terças-feiras do mês” e também ali estava um telefone. Liguei, pois estava com muita sede de Deus, e quem atendeu foi Romeu Rossignoli. Antes de falar seu nome disse-me que era da OCDS, meu coração ficou exaltado de alegria, pois tinha  eu uma semana antes adquirido as obras completas de Santa Teresa e São João da Cruz, porque me apaixonara por Teresa de Jesus, não conhecia bem quem era João da Cruz, mas Irmã Vânia autorizou que me emprestasse sua obra para dar uma lida e acabei também adquirindo-a.
          Assim entrei no Carmelo em 22 de fevereiro de 2005, já fiz as promessas definitivas em  9 de julho de 2011.
          Quando adolescente rezava o terço todos os dias e fazia o mês de maio. Era sacrificado estudava de manhã, a Igreja era longe de casa e do colégio, mas nunca esmoreci mesmo quando jovem. Casei, tive meus filhos. No ano de 1996, fui convidada para fundar uma Associação para divulgar a vida e virtudes de Padre Victor e também cuidar do seu processo de Beatificação. Tudo isso contribuiu para que a Luz de Deus não se apagasse totalmente na minha vida. Por isso creio de coração que Maria me resgatou me ajudando e ensinando a buscar a fonte de esperança no jardim do Carmelo: Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.

Cida Carvalho – (Maria Aparecida do Espírito Santo)
Comunidade “Sagrada Face” de Varginha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...