segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A FIGURA DO BOM PASTOR

9 de Janeiro
Santo André Corsini, Bispo
(Memória facultativa na OCD)

Nascido em Florença, no início do século XIV, fez-se carmelita no convento de sua cidade. Em 1348, foi nomeado Provincial da Toscana pelo Capítulo Geral celebrado em Metz. No dia 13 de outubro de 1349, foi eleito bispo de Fiésole. Governou a Diocese com grande caridade; distinguiu-se pelo seu zelo apostólico, pela prudência e AMOR aos pobres. Morreu a 6 de janeiro de 1374.

Ofício das Leituras (Liturgia das Horas-OCD)

Segunda Leitura
da Regra Pastoral de São Gregório Magno, Papa

A Figura do Bom Pastor

A vida espiritual e a morte às paixões da carne, o desprezo do sucesso e a coragem nas adversidades, o desejo dos bens interiores são os requisitos indispensáveis para que o eleito se torne modelo de vida para os outros. Para isso, são necessários a harmonia e o equilíbrio de corpo e alma, já que a fraqueza e o orgulho impedem o desenvolvimento ordenado do trabalho apostólico. O eleito não deve cobiçar os bens alheios, mas antes, ser generoso com os próprios. O vivo senso da piedade leve-o a inclinar-se ao perdão, sem, no entanto, descurar dos interesses da justiça. Que não se manche jamais com uma culpa moral, mas chore, como próprias as faltas alheias. Que saiba compadecer-se dos fracos, pela bondade do coração e se congratule com o bem realizado por outrem, como se tratasse de seu proveito pessoal. Que se torne imitável sem ter jamais de que se envergonhar perante os outros, nem mesmo com referência ao passado. Sua vida seja tal, que possa irrigar, com sua doutrina simples, os corações empedernidos. Pela assídua prática da oração, aprenda, por experiência, o meio que lhe obterá do Senhor tanto quanto espera, podendo considerar como dirigidas a si as palavras do profeta: Enquanto estiveres ainda a rezar, direi: "Eis-me aqui!"
Suponhamos que alguém nos pedisse para intercedermos em seu próprio favor junto a um poderoso, desconhecido, irado contra ele. Não hesitaríamos em declarar a nossa impossibilidade, justamente por não se tratar de pessoa de nossas releções. Portanto, se alguém se recusa a interceder por outro porque não o conhece, como terá coragem de interceder junto a DEUS pelo seu povo quem não possui os méritos de uma vida santa? Ou, como se atreve a implorar do Senhor Misericórdia para os demais quem ignora estar reconciliado?

Antífona
O Reino de DEUS é justiça, paz e alegria no Espírito Santo; quem serve a CRISTO nestas coisas é bem aceito por DEUS e estimado pelos homens.

Oração
Ó DEUS, revelastes que os pacíficos serão chamados vossos filhos; nós vos pedimos, pela intercessão de Santo André, admirável obreiro da Paz, que nos façais restabelecer, quanto antes, aquela Justiça que unicamente pode afiançar uma Paz sólida e verdadeira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...