quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carta semanal do Frei Marcos Juchem em paravosnasci.com




Carta semanal do Frei Marcos Juchem em paravosnasci.com 

(tradução: José Eduardo Manfredini Júnior - membro da Comissão de Formação da Província São José OCDS).

“Santa Teresa, mística para nosso tempo”

Roma – Itália. 25 de maio de 2012. Comunicações.

Quando faltam poucos meses para que a página da web de preparação ao V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus: www.paravosnaci.com cumpra seu terceiro aniversário na rede, o volume de cartas semanais publicadas supera já a centena.
Por este site passaram carmelitas descalços e descalças, carmelitas seculares, religiosas da família carmelitana e de outras congregações, bispos, cardeais e leigos que dos distintos rincões do mundo querem deixar um testemunho, comentário e reflexão em torno da figura e personalidade de Teresa de Jesus.
Trata-se de uma iniciativa aberta ao grande público. Um espaço que todos que queiram podem enviar sua carta apresentando um testemunho ou uma reflexão do que o encontro com Teresa de Jesus, com seus escritos e seu carisma representou ou representa em sua vida. Uma maneira simples de compartilhar e aproximar a figura da Santa abulense[1] a todos os rincões do mundo.
Nesta ocasião, www.paravosnaci.com publica uma carta do frei Marcos Junchem, Definidor Geral e encarregado da América Latina e Caribe. Abaixo o título “Teresa, mística para nosso tempo”, frei Marcos apresenta o “Grupo Moradas de Estudos Místicos” animado pela doutora Lucia Pedrosa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e que se encontra centrado em Teresa de Jesus, como “mística para nosso tempo”.

“Celebrar a Teresa, é redescobrir também os rumos da mística de nosso tempo, no qual há tantos buscadores de Deus”.



TERESA, MÍSTICA PARA O NOSSO TEMPO

Fr. Marcos Juchem Junior
Definidor Geral da América Latina e Caribe



(tradução: José Eduardo Manfredini Júnior, membro da Comissão de Formação da Província São José OCDS).

Que alegria percebemos quando viajamos pela extensa América Latina e Caribe, de tantas latitudes e geografias, e nos encontrarmos com estas surpresas: “Grupo Moradas de Estudos Místicos”. Este grupo, sob a liderança da doutora Lúcia Pedrosa-Pádua, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ao final de 2011, editaram seu primeiro livro com o título “Santa Teresa, Mistica para o Nosso Tempo”.

Este livro, de caráter ecumênico, Moradas, reúne professores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais numa mesma paixão pela vivência e estudo da mística. De maneira especial, dedica seu interesse a importante figura da mística ocidental, Teresa de Jesus. E assim no mesmo livro lemos: “[...] é destinado aos que estão comprometidos com os estudos místicos na perspectiva relacional, integradora e humanizadora; para todos os que apostam em espiritualidades formadoras de “amigos fortes de Deus”, para um mundo mais humano.

Assim, na apresentação do livro lemos: “[...] este livro se encontra no marco da preparação dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus”. São tempos fortes para redescobrir o significado e sentido desta figura luminosa que a mística cristã deu à humanidade. Teresa, mulher forte e corajosa, amiga do amor e da amizade, da liberdade e pobreza, da humildade e verdade, do bom humor e da alegria, da beleza e poesia... mulher humana e de Deus. Ensinou como a  oração é porta deste dinamismo fundamental; sua vida foi uma história da oração, comunicação e encontro... Teresa, “foi encontrada por Cristo e Nele viveu sua história concreta e na forma apaixonada de ser”. Profeta, foi sensível às necessidades da Igreja e das realidades no seu contexto histórico, com suas sombras e suas luzes.

Celebrar Teresa é redescobrir também os rumos da mística do nosso tempo, no qual há tantos buscadores de Deus. A mística pode ser comparada ao cantar de um pássaro em meio a uma cidade ruidosa. Que só se pode escutar quando se faz silêncio. Em tempos de tantas mudanças e quebras de paradigmas, como os nossos, este silêncio se impõe, não raramente no meio de perplexidades. O desejo de Deus pulsa mais forte, buscando sentido no meio de realidades fragmentadas.

O grupo “Moradas”, agora lança seu primeiro livro, buscando em Teresa de Jesus, inspiração e confirmação, em temas como: “Caminhos de experiência rumo à mística; Mística e Profecia, uma experiência de vida; Dez retratos de Teresa; Experiência de oração: humanização e relação com Deus em nossa cultura de consumo e espetáculo; Relação e afeto nas cartas de Teresa...”

Nós compartilhamo-lo com todos vocês, que caminham agora, tendo ajustadas as lentes em Teresa, buscadores de sua sabedoria e ciência, assim como a Srta. Lucia e o grupo Moradas; conheci-a no Rio de Janeiro no dia 16 de maio de 2012, onde compartilhamos um pouco, e vendo que a força do carisma teresiano também já está no ar desta cidade maravilhosa, que será palco do II Encontro Internacional dos jovens OCD, em 2013, e a JMJ.



[1] Gentílico de quem nasce em Ávila

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...