domingo, 29 de julho de 2012

Província Sul cria Conselho da OCDS


J.M+J.T

Queridos Confrades no Carmelo!
Nesse mês dedicado à Virgem do Carmelo, ainda vivenciando as bênçãos da Novena do Carmo em tantas Comunidades de nossa “geografia” carmelitana, é hora de partilhar com a família carmelitana um grande passo no que diz respeito às nossas Comunidades do Carmelo Secular da Província do Sul do Brasil.
Como é de conhecimento de todos, “os Carmelitas Seculares, junto com os Frades e as Monjas, são filhos e filhas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus. Compartilham, portanto, com os religiosos o mesmo carisma, vivendo-o cada um segundo seu próprio estado de vida. É uma só família, com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade e a mesma missão apostólica. Os seculares trazem à Ordem a riqueza própria de sua secularidade” (cf Constituições OCDS 1,1).
O n° 41 das Constituições da OCDS esclarece que os seculares dependem juridicamente dos Frades Carmelitas Descalços. É da competência do Prepósito Geral estabelecer as comunidades locais e realizar as visitas pastorais. Para isso, conta com um seu Delegado Geral, ”cuja responsabilidade é favorecer as relações recíprocas entre religiosos e seculares e manter contato com os Delegados Provinciais e os Assistentes de cada comunidade”.Por outra parte, o n° 43 afirma: “O Superior Provincial, normalmente ajudado pelo Delegado Provincial, é o Superior da Ordem Secular dentro de seu território. Ele é o responsável pela boa marcha da Ordem Secular no âmbito de sua circunscrição”.
Ainda que a Ordem Secular tenha sua estrutura fundamentada na comunidade local, é conveniente fomentar a sua vocação através da criação de um Conselho Provincial.  O n° 57 das referidas Constituições determina: “onde exista uma circunscrição organizada dos frades da Ordem, o ramo secular deve formar um Conselho Provincial para que os leigos possam ajudar-se mutuamente na formação e no apostolado, porém não para interferir no governo das comunidades locais. O presidente do Conselho Provincial deverá ser um membro da Ordem Secular com promessa definitiva”.
Nossa Província do Sul do Brasil conta com cinco comunidades da Ordem Secular. Em Porto Alegre existem dois grupos. As cidades de Rio Grande, Curitiba e Caxias do Sul contam, cada uma, com uma comunidade. Está em andamento a criação de um novo grupo em nossa Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Curitiba. As comunidades têm uma boa caminhada e representantes de cada uma delas reuniram-se em Curitiba no ano de 2010. Durante essa reunião, partilhou-se a rica experiência de cada comunidade, buscou-se criar uma linguagem comum na nomenclatura da OCDS e foi escolhido um conselho provisório (Denise Abib, José Alcides Marton da Silva e Sidnei Alves dos Santos Júnior) para auxiliar no avanço da organização no âmbito da Província.
Em diálogo com o Delegado Geral da OCDS, Fr. Alzinir Debastiani, e contando com o consentimento de N.P. Provincial, Fr. Gilberto Hickmann, decidiu-se pela nomeação de um Conselho Provincial com um represente de cada uma das comunidades existentes e que estão em comunhão com a Ordem. Propostos os candidatos, o Delegado Provincial pediu a aceitação de cada um. Uma vez que todos aceitaram, ficou nomeado o seguinte Conselho Provincial para a OCDS:
Presidente: Sidnei Alves dos Santos Júnior (Comunidade Santa Teresa de Jesus - POA)
1º Conselheiro: José Alcides Marton da Silva (Comunidade Santa Teresa de Jesus - Curitiba)
2ª Conselheira: Themis Moreira da Cunha Padilha (Comunidade Nossa Senhora do Carmo - POA)
3ª Conselheira: Denise Abib (Comunidade S. João da Cruz - Rio Grande)
4ª Conselheira: Nelsi Therezinha Ferreira (Comunidade Santa Teresa de Jesus - Caxias do Sul)
Ocupará a função de vice-presidente o 1º conselheiro, José Alcides Marton da Silva. Os demais encargos serão definidos na primeira reunião do conselho, a ser marcada em data próxima.
O serviço do novo Conselho terá a duração de três anos. Três meses antes do fim desse prazo, dar-se-á início à preparação das comunidades para a eleição do novo Conselho, que seguirá o processo determinado pelas Constituições da OCDS e detalhado no futuro Estatuto Provincial. Realizada a eleição, o próximo Conselho tomará posse na Solenidade de Nossa Senhora do Carmo de 2015.
O presidente provincial convocará a primeira reunião do Conselho e em seguida programará uma visita a cada uma das comunidades da Província, se possível acompanhado do Padre Provincial ou do seu Delegado.
Pedimos a oração de todos e rogamos à Virgem do Carmo, a São José, aos Nossos Fundadores Teresa e João da Cruz e a todos os santos carmelitas que acompanhem a vocação dos carmelitas seculares em nossa Província, fazendo-os crescer em santidade e número! Possam caminhar com autonomia, criando comunhão com a nossa Família Carmelitana!

Fr. Davi Alves Soares
Delegado Provincial da OCDS
28 de Julho de 2012  Memória do Beato João Soreth

3 comentários:

Giovani Carvalho Mendes, ocds disse...

Parabéns aos irmãos e irmãs da Província Nossa Senhora do Carmo, do Sul do Brasil, pelo primeiro Conselho OCDS. Que sejam felizes e santos em suas funções e em seu serviço. Que a Santíssima Virgem os abençoe, proteja e conduza com suas mãos imaculadas.

Giovani Carvalho Mendes, ocds disse...

Parabéns aos irmãos e irmãs da Província Nossa Senhora do Carmo, do Sul do Brasil, pelo primeiro Conselho OCDS. Que sejam felizes e santos em suas funções e em seu serviço. Que a Santíssima Virgem os abençoe, proteja e conduza com suas mãos imaculadas.

Giovani Carvalho Mendes, ocds disse...

Parabéns aos irmãos e irmãs da Província Nossa Senhora do Carmo, do Sul do Brasil, pelo primeiro Conselho OCDS. Que sejam felizes e santos em suas funções e em seu serviço. Que a Santíssima Virgem os abençoe, proteja e conduza com suas mãos imaculadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...