domingo, 30 de setembro de 2012

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS,DOUTORA DA IGREJA


NOSSA SANTA TERESINHA ,NASCEU NA NORMANDIA NA FRANÇA ,NA CIDADE DE ALENÇON ,EM 2 DE JANEIRO DE 1873.
A CASA ONDE NASCEU FICA NA RUE SAINT-BLAISE .
FOI BATIZADA NA IGREJA NOTRE DAME ,EM UM NICHO ONDE AS BOMBAS DA GUERRA NÃO ALCANÇARAM.

SUA MÃE ZÉLIA MARTIN ,TRABALHAVA NAS CUSTOSAS E FINÍSSIMAS RENDAS DE ALENÇON,AINDA HOJE FAMOSAS.

SEU PAI ,LUIZ MARTIN ,ERA RELOJOEIRO.
SEUS PAIS SÃO BEATOS E EXEMPLO PARA TODOS OS PAIS DE HOJE.

COM SUA IRMÃ E A VIRGEM DO SORRISO QUE ESTAVA NO SEU QUARTO .
                   


COM SUAS IRMÃS



ENTROU ADOLESCENTE DE 15 ANOS PARA O MOSTEIRO DAS CARMELITAS DE LISIEUX,ONDE SE DISTINGUIU PARTICULARMENTE PELA HUMILDADE, SIMPLICIDADE EVANGÉLICA E CONFIANÇA EM DEUS E ESTAS VIRTUDES ENSINOU -AS ÀS NOVIÇAS ,COM SEU EXEMPLO E PALAVRAS.
TEVE TODA DIREÇÃO DO NOVICIADO ,SEM TER O TÍTULO DE MESTRA , ATÉ SUA MORTE EM 30 DE SETEMBRO DE 1897.

TINHA DOM SOBRENATURAL DE PSICOLOGIA QUE SE VERIFICOU NO DESEMPENHO DE TODA SUA MISSÃO JUNTO ÀS NOVIÇAS.

"VI QUE TODAS AS ALMAS TÊM MAIS OU MENOS AS MESMAS LUTAS ,APESAR DE SER EXTREMAMENTE DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS,E QUE POR ISSO NÃO PODEM SER GUIADAS DO MESMO MODO...QUEM DIRIGE PRECISA ESQUECER INTEIRAMENTE SEUS PRÓPRIOS GOSTOS E CONCEPÇÕES PESSOAIS, GUIANDO AS ALMAS NÃO POR SUA PRÓPRIA VIA,MAS PELO CAMINHO PARTICULAR QUE JESUS INDICA..."(HISTÓRIA DE UMA ALMA, CAP X)


"...QUE ACONTECERIA SE UM AGRICULTOR INCOMPETENTE NÃO ENXERTASSE BEM AS ÁRVORES?SE ,NÃO SABENDO RECONHECER A NATUREZA DE CADA UMA ,ESPERASSE DESABROCHAR,POR EXEMPLO,ROSAS NUM PESSEGUEIRO?ASSIM ,DESDE A INFÂNCIA É PRECISO PROCURAR RECONHECER O QUE DEUS PEDE DAS ALMAS ,SECUNDANDO A AÇÃO DE SUA GRAÇA SEM QUERER ANTECIPAR-SE A ELA OU NÃO A SEGUINDO PRONTAMENTE..."(IDEM CAP V) 

"O TEMPO QUE PASSEI OCUPANDO-ME DAS NOVIÇAS,FOI PARA MIM DE GUERRA E DE LUTA!ENTRETANTO ,MINHA ALMA NUNCA PROGREDIU TANTO:EU TRABALHAVA POR NOSSO SENHOR E ELE TRABALHAVA POR MIM!"(FALA PARA SUA IRMÃ CELINA)




"COMO MEUS DESEJOS ME FAZIAM SOFRER UM VERDADEIRO MARTÍRIO,ABRI AS EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO,A FIM DE PROCURAR ALGUMA RESPOSTA.DEI COM OS OLHOS NOS CAPÍTULOS 12 E 13 DA PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS...LI,NO PRIMEIRO,QUE TODOS NÃO PODEM SER APÓSTOLOS,PROFETAS,DOUTORES,ETC...QUE A IGREJA É COMPOSTA DE DIFERENTES MEMBROS E QUE O OLHO NÃO PODE SER ,AO MESMO TEMPO,A MÃO...A RESPOSTA ERA CLARA,MAS NÃO SATISFAZIA MEUS DESEJOS,NÃO ME DAVA PAZ...SEM ME DESANIMAR,CONTINUEI A LEITURA E ESTA FRASE ALIVIOU-ME:"ASPIRAI COM ARDOR AOS DONS MAIS PERFEITOS,MAS VOU MOSTRA-VOS ,AINDA ,UMA VIA MAIS EXCELENTE ".E O APÓSTOLO EXPLICA COMO OS DONS MAIS PERFEITOS NADA SÃO SEM O AMOR ...E QUE A CARIDADE É A VIA EXCELENTE QUE CONDUZ, SEGURAMENTE ,A DEUS"(MS B)








"ENCONTREI ,ENFIM,TRANQUILIDADE...A CARIDADE DEU-ME A CHAVE DE MINHA VOCAÇÃO".

"COMPREENDI QUE O AMOR ENCERRA TODAS AS VOCAÇÕES ,QUE O AMOR É TUDO,ALCANÇANDO TODOS OS TEMPO E TODOS OS LUGARES ...NUMA PALAVRA É ETERNO"..."

           "MINHA VOCAÇÃO É O AMOR!"

SANTA TERESINHA MORREU AOS 24 ANOS NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 1897,OFERECENDO SUA VIDA PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS E INCREMENTO DA IGREJA.





EXUMAÇÃO DO SEU CORPO

"NO CORAÇÃO DA IGREJA MINHA MÃE ,SEREI O AMOR...ASSIM SEREI TUDO ...ASSIM SE REALIZARÁ MEU SONHO!!"



"JESUS,VENDO-TE ,ASSIM TÃO DÉBIL,PEQUENINO,
NA TERRA ANDAR:
DOS BRAÇOS MATERNAIS DEIXANDO O DOCE NINHO
E O CHÃO PISAR,
DIANTE DE TI,QUISERA ESFOLHAR UMA ROSA
DE DOCE OLOR,
DESDOBRAR A TEUS PÉS ,UMA ALFOMBRA FORMOSA
FEITA DE FLOR"

"VIVER DE AMOR É A DEUS DAR SEM MEDIDA,SEM O SALÁRIO NUNCA RECLAMAR.
É DAR AMOR,VONTADE,FORÇA E VIDA ,
TUDO A JESUS PARA OS IRMÃOS SALVAR!"


"DERRAMAREI DO CÉU UMA CHUVA DE ROSAS!"

SANTA TERESINHA FOI CANONIZADA PELO PAPA PIO XI A 17 DE MAIO DE 1925.

PROCLAMADA PADROEIRA DAS MISSÕES A 14 DE DEZEMBRO DE 1927.
O PAPA JOÃO PAULO II PROCLAMOU-A DOUTORA DA IGREJA NO DIA 19 DE OUTUBRO DE 1997.



QUE NOSSA QUERIDA SANTINHA POSSA DERRAMAR SOBRE VOCÊ ,SUA COMUNIDADE -GRUPO,SUA FAMÍLIA E TODO NOSSO CARMELO :
UMA CHUVA DE ROSAS





UM GRANDE ABRAÇO FRATERNO NESTE DIA

MARIA EDUARDA

SANTA TERESINHA INTERCEDEI  POR NÓS!!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...