sábado, 13 de julho de 2013

CURSO DE ENEAGRAMA

 De 8 a 11 de Julho de 2013, membros da Comunidade São José de Santa Teresa e da Comunidade Rainha do Carmelo, de Fortaleza-CE, participaram da 2ª etapa do curso de Eneagrama, ministrado pelo Padre Domingos Cunha.
 
Explicação sobre o Eneagrama: www.eneagramashalom.com.br
O Instituto Eneagrama Shalom é constituído por um grupo de pessoas colaboradoras da Comunidade Shalom. Jovens e adultos que, tendo-se identificado com a missão e o jeito próprio desta Comunidade, se colocaram à disposição para colaborar na área especifica do trabalho com Eneagrama.
Em Janeiro de 1983, o Sr. Cardeal D. Aloísio Lorscheider, aprova canonicamente a Comunidade Shalom, como Sociedade de Vida Apostólica. Assim, em Fortaleza – Ceará – Brasil, era assumida pela Igreja uma experiência de Vida Religiosa que começara a dar seus primeiros passos em Huambo – Angola, no ano de 1974.
A Comunidade Shalom foi um sonho que deu certo. Na realidade dos jovens de Angola, que nos anos sessenta descobriram no Movimento Encontros de Jovens Shalom um espaço de crescimento e compromisso na Igreja e no mundo, fez-se sentir a necessidade de uma comunidade de padres disponíveis para a evangelização da juventude. No coração do Pe. Luís Carlos Garcia de Castro, onde Deus já havia semeado este carisma da evangelização da juventude, nasce agora o projeto da comunidade.
Hoje, somos uma Comunidade de padres inteiramente dedicados à evangelização da juventude, especialmente através do Movimento Encontros de Jovens Shalom. Somos pessoas consagradas e nossa vida é andar por aí, indo onde os jovens estão para, a partir de sua realidade, com eles fazermos um processo de formação integral, a nível humano, teológico, espiritual e social.
Estamos presentes em Fortaleza, Belo Horizonte e em Portugal, onde temos duas casas, uma em Santo Amaro de Oeiras e outra em Braga.
Nossa vida, marcada pela itinerância e pela simplicidade, procura encarnar o dinamismo do Reino, falando o Evangelho no sotaque dos jovens.
 
MISSÃO:
“Ser uma pequena semente de libertação a serviço do crescimento integral da pessoa e da transformação da sociedade.”

VISÃO:

“Proporcionar a vivência do Eneagrama como oportunidade de auto conhecer-se, amadurecer e relacionar-se, despertando um olhar compassivo sobre si e sobre os outros, para que todos tenham vida e vida em plenitude.”
 
 Dentro da espiritualidade do Carmelo Teresiano, Santa Teresa coloca o autoconhecimento como palavra chave para crescermos como pessoa, crescermos no relacionamento com o outro e crescermos no relacionamento com Deus. O Eneagrama é um mapa de quem somos e para onde vamos, de maneira a não nos perdermos no caminho. Que Santa Madre Teresa de Jesus interceda por cada um de nós, nos ajudando a entrar no Castelo Interior e assim ter um encontro pleno com Nossa Majestade!!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...