domingo, 7 de julho de 2013

RETIRO DA COMUNIDADE SANTA TERESINHA DE PASSOS





A Comunidade Santa Teresinha de Passos, fez seu retiro anual neste dia 06/07/2013.
o tema foi : ENTRAR NO SILENCIO INTERIOR DAS 7 MORADAS

Nosso orientador foi o Imão Jose Carlos Temperinni, irmão de São Gabriel que nos cedeu o espaço da casa deles: o CAPP, um lugar lindo e cheio de verde e espaço pra podermos nos retirar a sós com aquele que nos ama.
Pudemos exercitar a oração mental, silenciosa e também usufruir de textos que nos ajudaram e refletir sobre as nossas contituições e normas de nossa OCDS.
Aprender a buscar o silencio interior exercitando também o silencio exterior. Grande riqueza!!

AQUI COLOCAMOS UMA LENDA QUE REFLETIMOS SOBRE O BEM QUE É ESTAR PERTO DE DEUS E COMO O TEMPO NADA VALE DIANTE DE TANTA BELEZA E PLENITUDE NO CÉU:



A LENDA DO MONGE E DO PASSARINHO


Entre as lendas que a Idade Média nos legou, uma das mais belas é sem contestação aquela na qual se diz que certo monge rogava a Deus em instantes súplicas, que lhe desse em vida uma pequenina amostra dos gozos do paraíso. Eis senão quando um dia chegou aos seus ouvidos o canto dum passarinho, mas tão suave e melodioso que, no desejo de mais perto o ouvir, saiu do seu convento e foi prostrar-se junto do sítio onde a avezinha estava poisada. Sempre enlevado, ali se quedou algum tempo, segundo ele pensava, até que o alado cantor se afastou, dando fim aos seus trinados. O bom do monge voltou então ao cenóbio, mas grande foi a sua admiração, quando viu o exterior mudado, e maior ainda, ao saber do porteiro que nenhum dos seus antigos confrades lá estava. À vista da sua insistência em afirmar que poucas horas havia que dali saíra, perguntaram-lhe o nome do seu abade; foi então que, consultados os anais da casa, se reconheceu que trezentos anos se tinham passado entre a sua partida e chegada. Pouco tempo sobreviveu o santo homem à estranha aventura, voando o seu espírito de aí a pouco para o seio de Deus.[1]
[1] Existe uma Canção de Santa Maria, a 103.ª, de Afonso o Sábio, que conta esta lenda: “Como Santa Maria fez estar o monge trezentos anos ao canto da passarinha, porque lhe pedia que lhe mostrasse qual era o bem que avian os que eran en paraiso”.

Agradecemos ao Irmão Jose Carlos Temperinni, a disponibilidade, a doação e toda alegria no recreio final do retiro apos a partilha! foi maravilhoso!

Nosso DEUS LHE PAGUE, orações e amizade.



oração das horas na capela

adoração ao Santíssimo

MOMENTO DE REFLEXÃO DAS CONSTITUIÇOES


PALESTRA

Dinâmica  sobre a oração




Almoço preparado com carinho pelas voluntarias 

Almoço preparado com carinho pelas voluntarias 


oração de escondimento

oração de escondimento



partilha 

recreio com nosso artista principal


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...