quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RETIRO ESPIRITUAL DA COMUNIDADE SANTA TERESINHA E SANTO ELISEU - OCDS DE BRASÍLIA-DF


Retiro espiritual da Ordem Secular de Brasília, Distrito Federal.

 
 Sala de palestras

Descalçar-te! Esse foi o tema do retiro da OCDS de Brasília, Comunidade Santa Teresinha e Santo Eliseu, nos dias 14 e 15 de setembro de 2013 no Convento Beata Elisabeth da Trindade, dos freis carmelitas em Brasília. 

 
 Fr. Claudiano - Missa de abertura

Descalçar-te! Esse foi o tema do retiro da OCDS de Brasília, Comunidade Santa Teresinha e Santo Eliseu, nos dias 14 e 15 de setembro de 2013 no Convento Beata Elisabeth da Trindade, dos freis carmelitas em Brasília. 


O retiro foi conduzido pelo Frei Claudiano e contou com a participação dos membros das Comunidades de Trindade e Goiânia. O tema foi abordado com muita sabedoria pelo Frei que ressaltou a importância de nos descalçarmos e seguirmos o caminho do nada rumo ao Amado Jesus.
No início houve uma explanação do texto bíblico da sarça ardente com enfoque no significado de "tirar as sandálias". Trata-se de um processo doloroso vivenciado em meio às noites escuras (São João da Cruz). Depois a "oração" foi objeto de reflexão, principalmente, na perspectiva do olhar místico. 


No sábado à noite, um momento sublime com a adoração ao Santíssimo na Capela, onde a serenidade e o silêncio foram vivenciados numa dimensão de intimidade com o Senhor. 



Ao final do retiro, o Frei explicou e relacionou as tentações que sofremos com as armas necessárias para combate-las: os votos e as virtudes teologais. 



É importante ressaltar que o retiro contou com o auxílio dos postulantes Guilherme, Raimundo e Vitor que se despojaram no serviço, com humildade e dedicação. Tudo estava arrumado, organizado e pronto para nos receber. 


                                                           Esq. Vitor, fr. Claudiano, Raimundo e Guilherme

 
momento Mariano

Também organizaram e conduziram um momento Mariano com um terço ao ar livre, ao lado da lagoa, no entardecer do dia 14. Certamente, esse momento ficou gravado em nossa memória. 

 
 Irmãos voluntários que doaram seus serviços na cozinha:

Contamos também com a presença de uma equipe de cozinha da Paróquia São Vicente da cidade satélite de Planaltina (Daniel e Teinha, Alan e Raimunda, Ana Lúcia e Bárbara) que com simplicidade e carinho prepararam as refeições. Deixamos aqui nosso reconhecimento e gratidão.  
 Enfim, o retiro foi de grande valia para nossa Comunidade, gostaríamos de agradecer a cada um que colaborou para sua realização, sobretudo, ao Frei Claudiano pelos ensinamentos transmitidos com tanta eloquência, entusiasmo e propriedade. Aos poucos, nossa Comunidade vai trilhando o caminho da subida ao Monte Carmelo, descobrindo a beleza de pertencer a Fraternidade e a verdadeira essência de ser carmelita descalço no mundo contemporâneo.




Para nossas irmãs monjas, na pessoa da priora Ir.Maria Madalena, nossos agradecimentos pelos lindos cartazes que fizeram para nós, com os quais identificamos os quartos; Deus vos pague.
 
 Animador litúrgico - postulante Guilherme
 Aniversariante do dia - Lindinalva
 Refeitório
  
 Missa 2º dia - Freis Claudiano e Normandio
 
 
 
 
Concentração para momento Mariano 
Procissão para momento Mariano - Lindo!
 
 
 
 
 
 Carmelitas de Trindade
 
show no recreio
e o show continua
 a traz das grades
dança peruana
poesia de "João da Cruz"
os tenores
bailarinos


meditação

foto oficial
Texto: Graciele e Sousa
Fotos: Sousa, Marcio e Marcio Pedro


--
Postado por Sousa,ocds no Blog da OCDS de Brasília-DF em 9/17/2013 12:55:00 PM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...