terça-feira, 15 de outubro de 2013

FESTA DE SANTA TERESA D'AVILA :






 "O QUE SERIA DA IGREJA SE NÃO TIVESSE MULHERES?" 

                                                                              Frei Patricio Sciadini, ocd


Esta frase que pode soar “feminista” não é minha e nem de nenhum teólogo de hoje mas sim de Santa Teresa D’Avila. Ela sabia que a grande força da Igreja de todos os tempos não são os homens mas sim as mulheres. Se você entra domingo na Igreja e um dia qualquer, dê uma olhada rápida: tem mais mulheres que homens. Mulher tem mais coragem de manifestar sua fé, se doa, é generosa. Se fizermos uma estatística dos catequistas, 80% são mulheres que se dedicam a esta evangelização bonita, básica das crianças e doam parte do seu tempo ao ensino da catequese, da fé. Nas obras de caridade, na ajuda aos pobres, encontramos sempre as mulheres `a frente. 

Um dia me diverti um pouco ao pesquisar se há mais santos homens que mulheres e fiquei abismado: os homens perdem feio. É claro que este elogio para as mulheres não deve nos fazer pensar que os homens não são santos e não são dedicados. Mas somente que a força das mulheres na Igreja, mesmo que não exerçam cargos jurídicos ou sacerdotais é de uma importância, sem duvida, fundamental. É só olhar para o mistério da salvação. Deus não veio ao mundo através de um homem mas sim através de uma mulher, Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. 


Hoje é o dia de Santa Teresa D’Avila e também dos professores e professoras, parabéns a todos. Que Santa Teresa D’Avila, esta mulher que com seus escritos deixa todos silenciosos, possa interceder por nós diante de Deus para que sejamos pessoas de oração, de coragem, de profetismo. Teresa D’Avila, a primeira melhor a ser proclamada doutora da Igreja mas mesmo sem títulos ela sempre foi doutora de espiritualidade. 
Daqui a dois anos celebraremos os 500 anos do seu nascimento: 25 de março de 1515. Preparemo-nos, leiamos seus escritos. Teresa é minha mãe e mestra e se digo besterias não é porque não tenho uma boa mestre e uma boa mãe, é porque eu sou ignorante. 

Um pensamento dela: “a oração não constitue em romper a cabeça em pensar mas sim em muito amar”. 

Diante dela todos tiram o chapéu: teólogos, psicólogos, bispos e papas...Que Santa Teresa desta vez, a de Ávila, nos abençoe e Santa Teresinha que é sua filha no Carmelo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...