domingo, 2 de fevereiro de 2014

“ENCONTRO COM O AMOR”




NA FESTA DA APRESENTAÇÃO DE JESUS AO TEMPLO, propomos este belo texto de Alexander Schmemann , um dos grandes teólogos russos  que viveu nos Estados Unidos. É de uma homilia sua, pronunciada 15 dias antes de sua morte (a 13 de Dezembro 1983):
"A imagem do velho homem segurando o menino em seus braços é impressionante e belíssima. Há talvez alguma coisa no mundo mais alegre do que o encontro com alguém que você ama?
Nesta perspectiva, viver  é uma espera, um caminhar para este encontro.  Simeão não é, talvez, um símbolo precursor disso? Não é a sua vida símbolo de espera?
Este homem velho passou toda a sua vida à espera da luz que ilumina todo homem e que preenche tudo com sua alegria . E quão inesperado, quanto bem indizível chega a Simeão através desta Criança!
Podemos imaginar as mãos trêmulas deste velho homem que acolhe em  seus braços uma criança de 40 dias, com quanto  carinho e atenção possível, com os olhos brilhando e sua feliz exclamação: "Agora deixe-me ir, porque eu o vi, eu o tive  entre meus braços, eu abracei o sentido da minha vida". 
Simeão esperava. Esperava  por toda a vida, meditando, rezando e aprofundando o que esperava, tornando sua vida uma perene vigília deste alegre encontro.
Não é o caso de nos perguntar: o que estamos esperando?  O que o nosso coração recorda com mais insistência? A minha vida está gradualmente se transformando nessa expectativa de encontro com o essencial?
Nesta festa a vida humana se revela como a beleza fascinante de uma alma madura, continuamente libertada e enriquecida. Não há medo, nada é desconhecido, tudo é paz, gratidão e amor.
O Encontro do Senhor celebra a alma que se encontra com o amor, ele encontra aquele que doa a vida e me dá  forças para transfigurá-la hoje."


Frei Alzinir Debastiani,ocd

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...