segunda-feira, 10 de março de 2014

Papa Francisco: "Leigos são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana"

Cidade do Vaticano (RV) -
 
O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta sexta-feira, aos responsáveis por associações laicais eclesiais e de inspiração cristã que estão reunidos, até o próximo sábado, dia 8, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, num encontro promovido pela Diocese de Roma sobre o tema "A missão dos leigos cristãos na cidade".
O Santo Padre frisa um elemento fundamental que pertence aos ensinamentos do Concílio Vaticano II: o fato de que "em virtude do Batismo recebido, os fiéis leigos são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana". "Incorporado à Igreja, cada membro do Povo de Deus é inseparavelmente discípulo e missionário. É preciso sempre reiniciar dessa raiz comum a todos nós, filhos da Mãe Igreja", ressalta o Papa.
O pontífice sublinha na nota que "as agregações leigas são, em sua variedade e dinamicidade, um recurso para a Igreja com sua projeção nos vários ambientes e setores da vida social. É bom que elas mantenham um elo vital com as dioceses e paróquias, para não fazerem uma leitura parcial do Evangelho e não se distanciarem da Mãe Igreja".
"Pensando em sua missão na cidade, em contato com as problemáticas sociais e políticas, peço-lhes para fazerem bom uso do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um instrumento completo e preciso", disse ainda Francisco.
O Papa conclui a mensagem encorajando os responsáveis por associações laicais eclesiais e de inspiração cristã a trabalharem em favor da inclusão social dos pobres, tendo sempre em relação a eles uma atenção religiosa e espiritual prioritária.
O encontro foi aberto pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, com uma palestra sobre o tema "A missão dos leigos cristãos: a profecia do Concílio Vaticano II. A seguir, o Reitor da Universidade Lumsa, Prof. Giuseppe Dalla Torre, fez uma palestra sobre o tema "os leigos cristãos na cidade de Roma: protagonistas de um novo humanismo". (MJ)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...