domingo, 27 de abril de 2014

A ALEGRIA DA SANTIDADE

 
Frei Claudiano ministrando a palestra sobre a Alegria da Santidade


    Frei Claudiano nos lembrou a alegria constante de Maria Santíssima e dos Santos. Por que os santos eram felizes? Por que Maria era feliz? A resposta está na própria frase dita pelo Arcanjo São Gabriel: "Alegra-te, ó cheia de graça! O Senhor é contigo"! 
    Sim! Essa é a razão da alegria de Maria e dos Santos! Estar na graça divina, estar em amizade com Deus é razão e causa de confiança, esperança, paz e alegria. 
    Quando Deus ocupa o centro de nossa alma e de nossa vida, quando adentramos mais e mais no castelo interior de nossa alma, vamos encontrando mais e mais razões para estarmos sempre felizes. 
Claro que muitas vezes a cruz é pesada, é dura. Porém, ela não vem para nos tirar a paz ou a alegria. Jesus, mesmo pregado à cruz, mesmo esmagado de dores físicas e espirituais, não perdeu a alegria de estar salvando ali as almas! Com certeza foi essa "alegria misteriosa da cruz" quem deu forças ao Senhor para continuar em sua batalha e fê-lO ganhar. 

    A alegria da santidade transborda para os outros. Não há como barrarmos isso! Quando estamos cheios de Deus, portanto, cheios de alegria interior, essa alegria com certeza transborda para quem convive conosco. 

    Não confundamos "alegria" com o estarmos o tempo todo rindo... Podermos estar algo sérios e conservarmos constante alegria. Por outro lado, um rosto constantemente sisudo e carregado não é compatível com o modo de ser de alguém que se sente preenchido por Deus. Nossa Santa Madre Teresa de Jesus uma vez disse: “De santos encapotados, livre-nos Deus”! Disse ainda: “Tenho mais medo de uma monja descontente do que de muitos demônios”.

Frei Claudiano: simpatia e inteligência
reunidos em um mesmo frade.
Obrigado, Frei Claudiano,
pela belíssima palestra! 

  Obrigado, Frei Claudiano, por mais essa oportunidade de, na simplicidade de suas palavras, ouvirmos coisas tão sábias e espirituais, que nos trouxeram muita consolação. Deus lhe pague. 

(Giovani Carvalho Mendes, ocds) 







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...