domingo, 27 de abril de 2014

CONGRESSO OCDS - SÁBADO - A ALEGRIA DE PERTENCER À OCDS COMO CASAL E FAMILIA



Na mesa redonda, os casais (da esquerda para a direita): Valdete e Sebastião (coordenadores da comissão de casais), Gerardo e Mônica e Sandra e Márcio, todos pertencentes à OCDS de nossa Província.
   

       
Casais pertencentes à OCDS da Província São José dão testemunho do que é pertencerem à Ordem e como foi que a conheceram e nela entraram. 


        RESUMO 



     Uma família ou um casal da OCDS dá luminoso exemplo de vida cristã e matrimonial ao mundo, à Ordem e à Igreja.  A fecundidade matrimonial na qual vivem transborda com frutos de serviço participativo para nossa Ordem. 




     É próprio do chamamento do casal gerar vida, nutri-la e sustentá-la.  Os frades e monjas também são frutos que vieram de famílias e do projeto de Deus para elas. 



    Como os frades e as monjas não podem ter filhos, pois vivem o celibato, cabe aos casais cristãos ( entre eles os carmelitas) gerarem filhos cristãos,  quiçá carmelitas (frades, monjas ou seculares), para o mundo.



   Vivemos um tempo difícil no qual a família é combatida, descaracterizada,  vilipendiada e até ridicularizada. Os desafios e tribulações da família são muitos. 



     Existe uma excessiva valorização do sexo, da sensualidade e do culto ao corpo, em detrimento do respeito e valorização do outro e do ser humano ( portanto, do cônjuge). 



    Um casal que caminha junto na Ordem é uma grande graça e ajuda na luta contra os conflitos que geralmente acometem uma família.  Um santifica o outro. São irmãos e esposos ao mesmo tempo. Essa "espiritualidade" (do ser casal e irmãos de Ordem ao mesmo tempo) é algo singular, que somente quem é casal carmelita descalço experimenta. Cada lar torna-se um "carmelinho" no qual um irmão ajuda o outro no caminho de santidade pessoal e familiar.
Essa característica de "crescimento conjunto e partilhado" é uma grande riqueza para a vida de um casal que pertence à Ordem. Só sabe quem o experimenta em seu dia a dia... 

      Que Deus e a Virgem do Carmo continuem a abençoar e santificar esses casais que se sentiram chamados a subir juntos o "Monte Carmelo". 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...