domingo, 20 de abril de 2014

Mensagem de Páscoa


Caros irmãos da OCDS: 
Inicia-se hoje um tempo litúrgico da Igreja em que costumamos nos saudar desejando "Feliz Páscoa". Muitas vezes no nosso dia a dia, nos cumprimentamos dando "bom dia" ou "boa tarde", quando na verdade não estamos desejando realmente que a outra pessoa tenha um dia ou uma tarde maravilhosa, porque estamos simplesmente cumprimentando o outro cordialmente, muitas vezes friamente, apenas cumprindo uma exigência da etiqueta social.
Durante o tempo pascal, mudamos a nossa saudação e passamos a dizer "Feliz Páscoa" porque, afinal,  é tempo de Ressurreição. Será que já paramos para pensar o que seria realmente desejar "Feliz Páscoa" ao outro? Páscoa quer dizer passagem. Então seria "feliz passagem"? Talvez sim. Passagem da escravidão para a liberdade, para os judeus, passagem da morte para vida, para os cristãos!
Então estamos desejando "feliz passagem para liberdade", "feliz passagem para a vida"! Mas como? Será que estamos presos, que estamos mortos? Se pararmos para pensar, estamos sim.
São muitas as coisas que nos prendem e nos afastam de Deus, são muitas as coisas que nos fazem morrer e nos distanciam dAquele que é a Vida.
Às vezes já nos achamos "convertidos", afinal já podemos ter recebido o Escapulário da nossa Ordem, já podemos ter feito promessas temporárias ou até mesmo definitivas, e então podemos cair na tentação de achar que já estamos libertos, porque cremos em Jesus e estamos atuantes na Igreja.
Na verdade, nossa busca pela libertação vai durar toda a nossa caminhada na terra. É é a nossa subida ao Monte, passando por verdes pastagens e por noites escuras.
Dessa forma, desejar "Feliz Páscoa" é desejar que a cada dia nós consigamos enfrentar os desafios e os sofrimentos próprios, é desejar que estejamos fortes para não nos deixar atrair pelas coisas que nos afastam do caminho, é desejar que sejamos iluminados pelo Espírito Santo para que as nossas decisões sejam tomadas com sabedoria e as nossas ações sejam praticadas em conformidade e coerência com aquilo que cremos.
Desejar "Feliz Páscoa" então é desejar que todos nós possamos nos libertar aos poucos das pequenas e grandes coisas que atrapalham os nossos passos nessa caminhada, e vão tornando os nossos passos cada vez mais leves e seguros.
Desejar "Feliz Páscoa" é desejar que Cristo ressuscite naquelas áreas do nosso ser em que deixamos ou fazemos questão que esteja morto; é desejar que Cristo viva verdadeiramente em cada um de nós!
Então é com essa convicção e com esse sentimento que desejo a todos os membros da OCDS uma "FELIZ PÁSCOA"!

Luciano Dídimo

Um comentário:

Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face disse...

Caro irmão Luciano, que Deus o abençoe e guarde com toda a tua família. Obrigado por tua mensagem postada neste blog, toda centrada sobre as bases de nossa realidade humana e ao mesmo tempo tão carregada de esperança naquele que vive e que nos sustenta, Jesus Cristo nosso Senhor! Gustavo Castro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...