sexta-feira, 13 de junho de 2014

Festa da Santíssima Trindade



 
Festa da SS. Trindade. Festa da Família de Deus, festa da comunhão com o Mistério fonte da Igreja,  e de cada um de nós e de nossas Comunidades.


Como pessoas humanas criadas à imagem e semelhança de Deus, trazemos em nós o DNA, a marca da comunhão com o Mistério de Deus e ao mesmo tempo do impulso para o outro, para a convivência social e fraternal. Pela graça do Batismo fomos inseridos naquele “abraço batismal que o Pai nos deu quando pequenos, faz-nos anelar, como filhos pródigos – e predilectos em Maria –, pelo outro abraço, o do Pai misericordioso que nos espera na glória” (Francisco, Evangelii Gaudium 144). 
 

Bento XVI escreveu na encíclica Caritas in veritate: “A Trindade é absoluta unidade, enquanto as três Pessoas divinas são pura relação. A transparência recíproca entre as Pessoas divinas é plena, e a ligação de uma com a outra total, porque constituem uma unidade e unicidade absoluta. Deus quer-nos associar também a esta realidade de comunhão: «para que sejam um como Nós somos um» (Jo 17, 22). A Igreja é sinal e instrumento desta unidade. As próprias relações entre os homens, ao longo da história, só podem ganhar com a referência a este Modelo divino. De modo particular compreende-se, à luz do mistério revelado da Trindade, que a verdadeira abertura não significa dispersão centrífuga, mas profunda compenetração. O mesmo resulta das experiências humanas comuns do amor e da verdade” (n. 54).

Ao celebrar na liturgia esta festa, pedimos que “o fogo do Espírito… nos faça crer em Jesus Cristo, que, com a sua morte e ressurreição, nos revela e comunica a misericórdia infinita do Pai” (EG 164).


À luz da comunhão dos Santos e Santas que estão imersos neste Mistério Infinito e Eterno, possamos nós viver na fé Naquele que veio entre nós para mostrar o Amor infinito do Pai e busquemos à luz deste Mistério viver em comunhão fraterna e unidade.



GLÓRIA AO PAI, AO FILHO, AO ESPÍRITO SANTO.

AGORA E SEMPRE. AMÉM!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...