segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A OCDS - PROVÍNCIA SÃO JOSÉ TEM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL



Aconteceu em Fortaleza, de 01 a 03/08/2014, em Fortaleza-CE, a XXXIII Assembléia Geral Ordinária do CNLB – CONSELHO NACIONAL DO LAICATO BRASILEIRO, com o tema “CRISTÃO LEIGO E LEIGA, SUJEITO ECLESIAL”,  que contou com a participação de cerca de 130 representantes de diversos Regionais e associações filiadas.




     A Assembleia teve como um dos seus principais objetivos a análise do documento nº 107: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”,  aprovado para estudo na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil – CNBB, celebrada em Aparecida-SP, de 30/04 a 09/05/2014. 
Esse texto busca aprofundar a participação dos leigos na Igreja, animando-os na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. O documento agora será estudado nas Igrejas particulares, nas comunidades, grupos, movimentos e associações.




Em sua primeira participação no CNLB após o aceite do seu pedido de filiação, a ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS SECULARES DA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ foi representada pelo seu presidente Luciano Dídimo Camurça Vieira e pela Conselheira Provincial Ana Stela de Almeida e Silva.
Vejam alguns momentos do evento:

Abertura da Assembleia


Momento de apresentação das Associações filiadas

A Presidente do CNLB Marilza Schuina
com o Presidente da OCDS Luciano Dídimo


A Conselheira Provincial Ana Stela participando
da condução da oração comunitária

O CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL é um organismo vinculado à CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, cujo presidente é Diom Severido Clasen, bispo de Caçados-SC.
Trata-se de uma associação de fiéis leigos e leigas católicos de direito público, que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos.
Estão filiadas 16 Equipes de Articulações Regionais. Cada Regional reúne várias dioceses através dos Conselhos de Leigos locais. Há ainda mais 17 Organizações filiadas como Equipes de Nossa Senhora, Legião de Maria, Movimento dos Focolares, Ordem Franciscana Secular, Renovação Carismática Católica, entre outros.
O CNLB possui Comissões para algumas atividades específicas, como a Comissão de Assessoria Permanente, Comissão de Comunicação, Comissão de Fé e Política, Comissão de Formação e Comissão de Juventude.


Conheça mais sobre o CNLB no site: http://www.cnlb.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...