quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MENSAGEM DO DEFINITÓRIO EXTRAORDINÁRIO



MENSAGEM
DEFINITÓRIO EXTRAORDINÁRIO

Coréia do Sul, 06 de setembro 2014 (comunicações) –

De 26 de agosto a 03 de setembro foi celebrado o Definitório Extraordinário na Coréia do Sul. Pode-se consultar as noticias de cada uma das jornadas em HTTP://www.carmelitaniscalzi.com/corea2014/.
Compartilhamos aqui a mensagem final:


Queridos irmãos e irmãs:

Atendendo ao convite do Padre Geral feito na carta de convocação do Definitório Extratordinário, e em relação sobre o estado da Ordem em que nos exortava a rever "a situação atual da Ordem e preparar o momento mais solene e importante de nossa família religiosa, que é o Capítulo Geral", reunidos  na cidade de Goseong (Coréia do Sul) entre os dias  26 agosto e 03 de setembro, setenta e seis religiosos de todas as circunscrição da Ordem, muito fraternalmente recebidos pelos nossos irmãos da província da Coréia, em colaboração com a Ordem Secular, após ter feito uma análise e discernimento sobre a vida de nossa família religiosa, queremos compartilhar com vocês esta mensagem. 
"Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu" (Mt 18:20). Assim, temos experimentado a presença de Deus na unidade em meio à diversidade dos membros da nossa Ordem e nas contribuições dadas por todos. Seis dias de trabalho sob a orientação de nosso Padre Geral, que iniciou com um relatório feito por ele e que vai junto com esta mensagem. Relatório onde as realizações, dificuldades, desafios e esperanças para o futuro eram evidentes. 
A avaliação feita após cinco anos e meio no cargo  destaca o trabalho feito no campo da comunicação, serviço para a vitalidade da Ordem, a necessidade de enquadrar a liberdade dentro de uma área de responsabilidade para o nível pessoal e comunitário, ultrapassando o culto ao próprio eu, de modo que nós procuramos "amar o que fazemos", e não permanecer nos aspectos mais superficiais da vida. Nesse sentido, se faz necessário partir da realidade do irmão e irmã mais próximos, critério para o discernimento de nossa caminhada. 
Estes dias de reflexão nos ajudaram a compreender que realizar a nossa identidade carismática na vida, tal como é proposto por nossa Santa Madre Teresa de Jesus; é o fim, o propósito ao qual tender, a meta que nos guia na formação da nossa existência como religiosos e como comunidades. 
A experiência carismática vai além da mera observância externa da regra e, desta forma, conseguimos que elementos essenciais da nossa vida como a fraternidade, não sejam realidades unicamente teóricas, mas verdadeira “comunicação fraterna”, ou seja, um relacionamento real de pessoas no estilo de Teresa de Jesus: "Aqui  todos hão de ser amigos,  todos hão de amar, todos hão de querer, todos hão de ajudar" (4,7 C). 

A pergunta fundamental que temos de responder é de natureza antropológica: "que tipo de pessoa que eu quero ser?" expressa por Teresa em Caminho 4, 1 sob  a forma “Como devemos ser", que era para nós lema do último Definitório Extraordinário de  2011 em Ariccia (Itália). 
A verdade, a sinceridade com que respondemos esta pergunta, assumindo o caminho que nos resta para alcançar o ideal teresiano, será fundamental se quisermos ser verdadeiras testemunhas de identidade que a Santa nos deu.  Deste modo, decidimos aprofundar os elementos essenciais da nossa identidade carismática, incorporados na Igreja e no contexto de hoje. Necessariamente teremos que  fazer esta viagem em comunhão com nossas irmãs Carmelitas Descalças, pois só com elas podemos viver plenamente a nossa herança carismática. Nós não somos autossuficientes, não se pode chegar a uma  clareza sobre a nossa identidade carismática sem ter em conta a experiência de nossas irmãs carmelitas. Queremos também ter em conta a contribuição de nossos leigos para nos ajudar a encarnar o carisma na vida de cada dia.
Nós encaramos a necessidade de uma sólida e constante formação na vida religiosa, não só na formação inicial, centrada sobre temas e aspectos essenciais de nossa formação carmelitano teresiana. Um caminho guiado que permita reassimilar os valores fundamentais de nossa própria vida. Reassumir, reler nossas constituições e resgatar os textos fundamentais que as iluminam e lhe dão sentido. 
Ao final de este caminho realizado, queremos convidar a nossa família, frades, monjas e Ordem Secular, no contexto da celebração do quinto centenário do nascimento de nossa Santa Madre,  para o vale da humildade (V 35,14) e desde lá conectar a "seiva constante" do nosso patrimônio comum das "raízes" de nossas origens até  os "ramos" do presente, descobrindo os sinais de vida e assumindo os desafios que nos apresentam. Entrar neste caminho com os olhos da fé e esperança na história que nos leva a uma "nova temporada" quando ouvimos novamente a voz do Amado, porque o tempo tem mudado  e um horizonte de vida se desenrola, "Levanta-te linda minha e vem "(Ct 2:10). 
Levantarmos  e sair, em sintonia com o momento atual da Igreja e nas vésperas do ano de vida consagrada: as comunidades que acolhem a Palavra e evangelizam são missionárias. Também nós acolhemos o convite constante do Papa Francisco: "Cada cristão e cada comunidade discernirá qual é  o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos nós somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria  comodidade e  atrever-se  a chegar a todas as periferias que precisam da luz do Evangelho ("EG, 20). 


Olhando para o Capítulo Geral: 

O Definitório nomeará uma comissão para preparar um instrumento de trabalho durante os meses de outubro e novembro. Dito documento de trabalho será estudado pelas províncias nos meses de dezembro e janeiro. Em março, o Definitório Geral mandará o instrumento de trabalho definitivo a todas as Províncias. 

Por fim, queremos agradecer de maneira especial o Definitório Geral e a cúria geral pelo esforço realizado na convocação e preparação do Definitório Extraordinário; a cada um dos participantes pelo trabalho feito e, ao Carmelo coreano por toda atenção fraterna que tiveram para conosco. Que Maria, Rainha do Carmelo, mestra de oração e vida interior, nos ajude a percorrer o caminho que se apresenta para nós.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...