domingo, 21 de setembro de 2014

Notícia do Processo de Beatificação/Canonização da Serva de Deus Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade

                                      

Com esta Circular temos a satisfação de partilhar, com os devotos, os passos da luminosa trajetória do Processo acima referido.
A saudosa Madre Carminha, Fundadora do Carmelo da Santa Face e Pio XII, em Tremembé/SP, em 07/09/1955, deixou um rastro de luz e caridade.
Madre Carminha nasceu em Itu/SP, em 25/11/1898; ingressou no Carmelo São José, do Rio de Janeiro/RJ, em 21/04/1926, e faleceu em Tremembé/SP, em 13/07/1966.
Grande tem sido a repercussão, para além das fronteiras do nosso País, acerca do carisma da Serva de Deus.
A sede de santidade da Fundadora, registrada em seus prestimosos escritos, evidenciava uma vida exemplarmente cristã, de vez que, a par de múltiplos sofrimentos, transmitia paz, alegria, caridade, simplicidade, operosidade e entrega total ao Deus uno e trino, até pelo seu nome de Religiosa. Com isso, parafraseando o grande orador sacro Padre Antônio Vieira, pode-se dizer que “não só Carminha passou a ser toda da Santíssima Trindade, como a Santíssima Trindade ficou sendo de Madre Carminha”.
É, portanto, explicável a excepcional celeridade com que se desenvolve o citado Processo Canônico, conforme comprovam os diversos momentos marcantes de seu transcurso, que, a seguir, de modo resumido, reportamos.
Assim é que, em 07/02/2010, ocorreu a Abertura Solene do respectivo Processo Diocesano, na Capela do Carmelo.
Em 21/11/2011, efetivou-se a Nomeação Solene dos membros da Comissão Histórica encarregada de estudar a vida e as virtudes da Serva de Deus.
Em 10/11/2012, realizou-se, na Capela do Carmelo, a cerimônia solene de Encerramento do Processo Diocesano, presidida pelo Sr. Bispo de Taubaté/SP, Dom João Rhoden S.C.J., e com a presença do Postulador da Causa, Doutor Paolo Villota, além de numerosas autoridades e fieis.
Já em 05/07/2013, a Congregação das Causas dos Santos, mediante o Prot. nº 2893-5/13, comunicava a Validade Jurídica do referido Processo Diocesano. O documento é assinado pelo Prefeito da competente Congregação, o Cardeal Ângelo Amato S.D.B.
Em novembro de 2013, teve início a fase processual chamada POSITIO, com o objetivo de ajuizar sobre a heroicidade da Serva de Deus na prática das virtudes cristãs, de modo a habilitá-la ao título de Venerável.
Contamos com a oração de todos em favor desta Causa, que visa a dar glória a Deus, engrandecer a Ordem da Virgem do Carmo e servir de estímulo à santidade de muitos – uma multidão! - , mediante o exemplo luminoso que nos legou a Serva de Deus Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade.

          Carmelo da Santa Face e Pio XII.
                                    
"Tudo é graça infinita da Misericórdia"
 ( Madre Carminha)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...