segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Comunidade de Passos- MG, estuda juntos as sugestoes para o doc. 107, CNBB

Os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade
Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5, 13-14)

 O presente documento pretende animar leigos e leigas a se compreenderem e atuarem como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. Dá especial ênfase a uma necessária superação do clericalismo, do individualismo (fechamento em si mesmo) e do comunitarismo (fechamento em grupos).
O mundo é o lugar da ação consciente, autônoma e criativa do cristão. A negação dessa realidade constitui uma alienação da condição fundamental e histórica do ser humano (ser necessariamente constituído, situado e afetado pelo mundo material e social em que vive) e, ao mesmo tempo, uma fuga da condição de discípulos missionários de Jesus Cristo: enviados a anunciar a Boa Notícia da salvação a todos os povos de todos os tempos.
É necessário “conhecer e compreender o mundo no qual vivemos, suas esperanças, suas aspirações e sua índole frequentemente dramática” (GS, n. 4). Esse discernimento que deve ser feito por todo o Povo de Deus, significa encontrar na trama concreta da história vivenciada por toda a humanidade o desígnio de Deus e, dentro dessa condição concreta, buscar a realização da vocação integral do ser humano, as soluções plenamente humanas (cf. GS, n.11).









Na reunião da Comunidade do dia 04/10/2014, estudamos com a ajuda do Padre Luis Lemos Capelão do Carmelo São José de Passos, o doc 107, que nos pede sugestões para o doc final , sobre a missão dos leigos e leigas na Igreja.Seguimos as Sugestões dadas pelo site da CNBB, que alem de termos feito um estudo prévio em reunião anterior a essa, também recebemos explicação e orientação, alem de tirarmos duvidas sobre a parte eclesiologica.
As sugestoes que seguimos foram que são:1. Antes da leitura do texto:· Partilhar a realidade dos cristãos leigos e leigas, sua presença e ação nas
comunidades eclesiais, nas paróquias, nas dioceses, nas diferentes expressõeslaicais na Igreja e na sociedade.· Como vivem sua identidade, vocação, espiritualidade e missão nesta
realidade?· Quais os elementos positivos dessa caminhada?
· Quais os principais desafios?
2. Leitura e análise do texto:2.1 Perspectiva do texto de estudo – Ler os números 1, 2 e  3 da introdução.


Estamos enviando as sugestões de nossa Comunidade conforme nos foi requisitado.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...