terça-feira, 7 de outubro de 2014



CASA GENERALIZIA CARMELITANI SCALZI 
Segretariato per l’Ordine Secolare e Istituti Aggregati


Roma, 14 de Setembro de 2014

Caros Irmãos e Irmãs da OCDS

Espero que vocês estejam na paz e na alegria de Cristo!

Em Maio de 2015 a Ordem dos Carmelitas Descalços celebrará o seu Capítulo Geral, em Ávila (Espanha). Para esta ocasião está prevista a informação aos religiosos sobre a situação da Ordem Secular em todo o mundo.
Estamos conscientes de que os "os Carmelitas seculares, juntamente com os frades e monjas, são filhos e filhas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus". Eles fazem parte de "uma só família, com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade e da mesma missão apostólica" e consequentemente "aportam à Ordem as riquezas próprias da secularidade”. Por isto os Frades “desejam aprender com os Leigos carmelitas a reconhecer os sinais dos tempos" (Const. OCDS 1.38). Nesta interação com os Frades, o ideal é que exista autonomia e colaboração harmônicos, como está descrito na introdução ao documento Assistência Pastoral ao Carmelo Secular. É necessário evitar por um lado a "independência excessiva ou dependência excessiva por parte dos seculares" e por outro lado "a falta de interesse ou desejo de controlar" por parte dos religiosos. Uma outra é "a dificuldade de formar os membros leigos da Ordem com a maturidade e responsabilidade que a Igreja e a Ordem desejam", para que eles possam ser testemunhas no mundo da espiritualidade do Carmelo.
Diante desta situação e a partir da identidade de vocês (cf. Const. OCDS n. 2), gostaria de pedir-lhes a colaboração: responder de forma clara e breve, as perguntas que estão abaixo. Com base nas respostas recebidas se fará o relatório a ser apresentado ao Capítulo Geral.
Cada Comunidade OCDS é solicitada a fazê-lo, enviando as respostas para o seu Conselho Provincial OCDS até dia 30 de Novembro de 2014. Este fará uma síntese das contribuições das Comunidades e enviará à Secretária da OCDS (e-mail: ocd4ocds@gmail.com) até dia 15 de Janeiro de 2015. Antecipadamente lhes agradeço pela colaboração.
Convido-vos a rezar para que o Espírito Santo ilumine os trabalhos do Capítulo na sua preparação, celebração e execução. Espero também que a celebração do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus reforce o amor de vocês por Jesus e a vocação ao Carmelo Teresiano, que é a de ser testemunhas dos valores do Evangelho no meio do mundo.
Que Nossa Senhora do Carmo e São José protejam vocês, suas famílias e suas Comunidades.
Fraternalmente,
Fr. Alzinir Francisco Debastiani OCD Delegado Geral para a OCDS
..............................................................................
1) O testemunho de comunhão fraterna é uma "luz que atrai" e evangeliza (Cf:. EG 100). Como são as interações fraternas entre os membros de sua Comunidade e entre as três expressões da única Ordem - Frades - Monjas -Leigos - em sua Circunscrição ou Província?
2) O que você pensa da formação recebida na sua comunidade? Você tem alguma sugestão para melhorá-lo, de modo que os membros dos OCDS pode viver mais plenamente a sua identidade de carmelita leigo e contribuir mais para a evangelização na família, no trabalho e no mundo social?
3) Dê alguns exemplos das obras de apostolado específico mais significativas (individual ou Comunitária) realizados pelos Seculares em sua Comunidade.
4) Quais são os meios que vocês utilizam para tornar a OCDS mais conhecida e promover a pastoral vocacional?
5) O que você acha da formação de um Conselho Internacional da OCDS, com carácter consultivo? Como deveria ser organizado?
6) O que você teria a dizer ou sugerir aos Frades Capitulares e a toda a Ordem, diante dos desafios do mundo de hoje e as urgências na evangelização ("sinais dos tempos"), presentes na sociedade do teu país?

_____________________________________________________________
NB:. Estando já no ano da comemoração do V Centenário do nascimento da Santa Madre Teresa (15 de Outubro de 2014-2015), aproveito a oportunidade para lembrá-lo da participação no Encontro Internacional da Família Teresiano carmelitana em Avila, de 10 a 14 de agosto de 2015. É um dos eventos celebrativos centrais da Ordem para o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa. A programação e outras informações estão disponíveis no site: www.avila2015.com (e-mail da secretaria: etiavila2015@gmail.com) e os Provinciais OCD.

Corso d’Italia, 38 - 00198 – ROMA – ITALIA -http://www.carmelitasdescalzos.com
Tel.: (39) 06 85.44.32.64 -- E-mail: ocd4ocds@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...