quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO da VISITA DO CAJADO DE SANTA TERESA DE JESUS NO BRASIL




Queridos irmãos e irmãs carmelitas,


Em primeiro lugar, quero agradecer-vos pessoalmente o vosso contributo para a preparação do V Centenário do nascimento da nossa fundadora, Santa Teresa de Jesus. Agradeço-vos, também, por acolher e participar no Caminho de Luz, a peregrinação mundial com a qual celebramos o V Centenário em todo o mundo.
Sabemos que “Caminho de luz” começa e termina: inicia no próximo dia 15 de outubro e chega a Ávila a 28 de março do ano que vem, prolongando-se por mais um mês, por toda a Espanha. Mas queremos que seja uma experiência que se prolongue mais tempo. Que fique nos nossos corações e sirva de inspiração para os que venham depois.
Por isso, decidimos gravá-lo em suporte audiovisual. O nosso objetivo é partilhar a experiência com todo o mundo através de diferentes cadeias de televisão, bem como da web (www.stj500.com) e das redes sociais. Além disso, quando termine o Caminho de Luz, faremos um documental que condensará toda a emoção de uma aventura irrepetível.
Uma das motivações desta grande viagem é a produção deste legado. Para isso, necessitamos da vossa colaboração. No documento adjunto explicamos como será a vossa participação.
Dela depende o êxito do Caminho de Luz e do seu legado que queremos deixar a todos os filhos e filhas de Santa Teresa e à grande família teresiana. Será algo mais que uma recordação. Será, esperamos, o espelho no qual poderemos ver como é a Ordem do Carmelo Descalço em todo o mundo.
Reiterando a minha gratidão, envio-vos um afetuoso abraço e a minha união na oração.
Agora, mais do que nunca, “é tempo de caminhar”.
P. Emilio José Martínez González, ocd
Vicário Geral


Em seguida, indicamos algumas necessidades da equipa.
Gravação audiovisual. Em primeiro lugar, queremos dar-lhe a conhecer que nas etapas de Caminho de Luz pela sua Comunidade far-se-á a gravação audiovisual de diferentes vídeos e reportagens, pelo que lhe pedimos que o tenham em conta e facilitem ao máximo o trabalho da equipa volante com o acesso às diferentes celebrações que serão desenvolvidas na sua Comunidade.
Ninguém melhor que vós para dispor quais são as pessoas mais idóneas para realizar uma breve entrevista, esta(s) pessoa(s) já deveriam estar preparadas quando cheguemos, pelo qual seria para nós muito útil contar previamente com os seus nomes e apelidos completos, lugar que ocupa na comunidade carmelita local, dados de interesse, referências biográficas, etc.
De igual forma, para o envio de imagens para a sede central em Madrid, necessitaríamos de confirmar que dispõem de conexão para a Internet de banda larga e, a não ser assim, em que lugares próximos se poderia realizar dita conexão.
Meios de comunicação. Por outro lado, interessa-nos, na medida em que disponham destes dados, recolher os contactos dos diferentes jornalistas e meios de comunicação do seu país para poder enviar-lhes a informação de Caminho de Luz e convoca-los para os atos programados. Para isso, se virem oportuno, também poderemos incluir os responsáveis de comunicação das diferentes Dioceses bem como outras Ordens Religiosas próximas à do Carmelo Descalço que queiram partilhar esta efeméride.
Deste modo, dar-lhe-emos uma nota de imprensa para que vós a possais enviar anunciando a chegada de Caminho de Luz e do bastão original da Santa. Para isso, o nosso Departamento de Comunicação está à sua disposição para qualquer colaboração nesse sentido.
Merchandising. Para facilitar a promoção de Caminho de Luz que possam fazer nos seus lugares, lhes ajuntamos uma série de documentos com indicações gráficas: desenhos de camisolas que podem imprimir aí e distribuir entre os participantes, indicações sobre o uso do logotipo do V Centenário, bem como sobre o uso de cores, tipografias, etc.
Convocatória. Da mesma forma, pensámos que seria interessante poder contar com a colaboração de personalidades da cultura, artes e desporto do seu país. Como acompanhantes na peregrinação e nas atividades programadas para dar-lhe desta forma maior repercussão mediática e aproximar-nos a um público mais vasto. Nós faremos o que nos for possível desde aqui mas vós conheceis melhor a realidade do vosso país e das pessoas populares neles que se caracterizem pela sua excelência e sensibilidade religiosa. Por isso pomo-nos nas suas mãos para projetar ao máximo o Caminho de Luz.
Donativos. Haverá uma página web onde se poderão realizar donativos para apoiar a peregrinação mundial do bastão original da Santa. Desta maneira cada um poderá contribuir se lhe parecer oportuno com a quantidade que deseje. Do mesmo modo se poderá realizar uma caixa de esmolas e em troca oferta de estampas durante a passagem da peregrinação pela sua comunidade, que mais tarde poderão encaminhar para a Ordem ou para a Fundação na forma que se estime mais oportuna.
Todos os donativos serão bem-vindos para nos ajudar a levar a luz da Santa o mais longe possível.

Como já terão podido comprovar é muito importante para a Fundação V Centenário que o Caminho de Luz tenha uma grande presença mediática em todo o mundo. A Família Carmelita deve unir-se para celebrar o V Centenário de Santa Teresa e por isso é necessário o esforço de todos e que se consiga que a família continue a crescer em cada dia.
Ficamos à sua disposição para qualquer dúvida que possa surgir na sequência desta comunicação.
Uma saudação cordial da organização, em união de orações



“Caminho real vejo que é, e não carreiro;
caminho no qual quem em verdade se põe nele vai mais seguro.”
Santa Teresa de Jesus


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...