sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RETIRO ANUAL DA COMUNIDADE SANTA EDITH STEIN, DE DIVINÓPÓLIS, MG.



Comunidade Santa Edith Stein, de Divinópolis, e Rose Piotto





A comunidade Santa Edith Stein viveu a graça de receber nossa querida irmã Rose Lemos Piotto, ocds,  para pregar o retiro nos dias 11 e 12 de outubro de 2014.

O retiro iniciou com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom José Carlos Souza Campos na capela do Carmelo Nossa Senhora da Conceição em Divinópolis.

Temas do retiro:
 – Discípulos e missionários de Jesus Cristo/ Sal da terra luz do mundo.
 – O silêncio de Deus.
 – Momento com Maria.


(Os textos tiveram como referência: Bíblia Sagrada, As Constituições OCDS, Obra de Santa Teresa de Jesus, Obra de São João da Cruz, Carta Encíclica Lumen Fidei, Do Sumo Pontífice Francisco, Poesia de Catherine de Hueck Doherty).



Testemunhos:

“Silêncio, noite escura,
onde a alma e a mente habitam
à espera desta luz
que nasce da conversa
com Deus.”

“Nossa vice-presidente através, sobretudo, do testemunho pessoal, nos revelou seu zelo pelo Carmelo ao ponto de despertar em cada membro da comunidade o entusiasmo por ser carmelita secular. As colocações de Rose foram de muita relevância e nos deu a oportunidade de esclarecer muitas realidades que devem fazer parte de nossa vida carmelitana secular e ainda sobre as que não devem. Aprendemos muito sobre a oração e o silêncio. Tivemos momentos de deserto (no deserto é onde o silêncio fala mais alto) e também de descontração e de alegria. Como Rose nos disse: ‘Carmelita quando junta não tem como fazer silêncio’. No final, encerramos com uma singela, mas sincera homenagem à Rose cantanto: ‘Amigas para sempre é o que nós iremos ser… Amigas para sempre’. Espero que a Rose volte mais vezes”.
Marisa Maria Ribeiro

“Foi uma experiência maravilhosa de aprofundamento no carisma teresiano; as colocações, partilhas e testemunhos da Rose me fizeram assumir mais o meu compromisso com a comunidade OCDS e querer viver mais a espiritualidade do Carmelo; a ser mais íntima de Deus e Nossa Senhora. E assim, ser testemunha da ‘Alegria do Evangelho’ como nos exorta o querido papa Francisco”.
Mislene Moura

“A minha experiência no retiro foi maravilhosa. Todos os momentos foram ricos de  reflexões conduzidas pela Rose, principalmente sobre a importância e o valor da nossa oração e como ela atinge toda a Igreja. Como disse Santa Teresinha: ‘O Carmelo é o coração da Igreja e assim, com nossas orações sonos responsáveis por bombear o Amor a todos os seus membros’. Obrigada, Rose, por confirmar em meu coração a minha vocação e o meu lugar na Igreja”.
Heloisa Coimbra

“Eu gostei muito do retiro. Tive uma experiência profunda com Nossa Senhora no momento Mariano. Aprendi muito sobre a OCDS. Foi muito bom”.
Sônia Maria Santos Faria

“O retiro foi inesquecível. Uma grande experiência. Nos momentos de oração fortaleci minha fé e na hora dos estudos aprendi muito sobre a OCDS. Quero agradecer a Rose por esses dois dias”.
Ilca Machado Silva


Outras fotos de nosso retiro: 






Momento de estudo e reflexão



"Senhor, aqui estamos para ouvir a vossa Palavra e participar de vossa Vida"... 


x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

No dia da festa de Santa Teresa de Jesus, tivemos a honra de contar com a presença do nosso querido delegado provincial Frei Pierino Orlandini, ocd,  para presidir a celebração Eucarística e nos abrilhantar em sua homilia com os ensinamentos da santa, colocando sua doutrina em nossa atualidade e tornando-a possível de ser vivida. Rendemos graças a Deus por tudo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...