A primeira palestra foi uma reflexão do capítulo 22 do Livro da Vida, onde Santa Teresa de Jesus defende a experiência de Deus a partir da Humanidade de Cristo, rompendo com a pseudomística de sua época, a da negação da Santa Humanidade do Senhor. Para chegarmos a Deus necessitamos de mediadores (as criaturas, a própria Humanidade de Cristo) sendo o Sacramento da Eucaristia um grande sinal. Somos mais humanos quanto mais fizermos a experiência da Humanidade de Cristo.
A palestra da tarde foi uma breve apresentação sobre as virtudes teresianas - humildade, desapego e caridade fraterna - da obra Caminho de Perfeição e que deve estar enraizados na vida de todo carmelita. É fundamental cultivarmos o desapego interior e exterior de todo criado; a caridade nos faz fortes diante dos problemas que enfrentamos nas nossas Comunidades e na convivência familiar, e quando todos se amam, tudo se resolve com facilidade; e a humildade é a base para uma verdadeiro exercício de todas as virtudes.
E encerramos o retiro já entrando na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, saudado a Virgem Maria, em união com a Igreja, rezando o ofício de Vésperas. Que Deus seja louvado, com nossa Mãe Maria Santíssima e Santa Madre Teresa de Jesus pelos frutos de bençãos colhidos neste retiro. Amém!!!!
Algumas fotos do retiro:
![]() | ||
Santa Missa no Carmelo, iniciando o retiro.
![]() Foto oficial da Comunidade com Frei Antonio Fabiano e a Mãe Aparecida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário