sábado, 18 de outubro de 2014

Retiro anual da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, de Campinas/SP

No dia 11 de outubro de 2014, a OCDS de Campinas realizou o Retiro Anual na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, orientado por Frei Antonio Fabiano, OCD. Foi um momento muito rico de experiência de Deus à nossa Comunidade, a partir de Santa Teresa de Jesus, com palestras e momentos de silêncio. Iniciou-se com a Santa Missa no Carmelo Santa Teresinha do Menino Jesus, em Barão Geraldo, e em seguida nos dirigimos ao local do retiro onde, primeiramente, tomamos um delicioso café da manhã. Logo após iniciou as conferências.
A primeira palestra foi uma reflexão do capítulo 22 do Livro da Vida, onde Santa Teresa de Jesus defende a experiência de Deus a partir da Humanidade de Cristo, rompendo com a pseudomística de sua época, a da negação da Santa Humanidade do Senhor. Para chegarmos a Deus necessitamos de mediadores (as criaturas, a própria Humanidade de Cristo) sendo o Sacramento da Eucaristia  um grande sinal. Somos mais humanos quanto mais fizermos a experiência da Humanidade de Cristo. 
A palestra da tarde foi uma breve apresentação sobre as virtudes teresianas - humildade, desapego e caridade fraterna - da obra Caminho de Perfeição e que deve estar enraizados na vida de todo carmelita. É fundamental cultivarmos o desapego interior e exterior de todo criado; a caridade nos faz fortes diante dos problemas que enfrentamos nas nossas Comunidades e na convivência familiar, e quando todos se amam, tudo se resolve com facilidade; e a humildade é a base para uma verdadeiro exercício de todas as virtudes.
E encerramos o retiro já entrando na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, saudado a Virgem Maria, em união com a Igreja, rezando o ofício de Vésperas. Que Deus seja louvado, com nossa Mãe Maria Santíssima e Santa Madre Teresa de Jesus pelos frutos de bençãos colhidos neste retiro. Amém!!!!
Algumas fotos do retiro:

Santa Missa no Carmelo, iniciando o retiro.










Foto oficial da Comunidade com Frei Antonio Fabiano e a Mãe Aparecida

                                  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...