segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Retiro Espiritual “OCDS Caminhando Com Santa Teresa...”



No período de 18 a 19 de Outubro de 2014, a Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, em Teresina - Piauí, realizou o seu Retiro Espiritual referente ao ano em curso, que teve como Tema Central ,  “Caminhando com Santa Teresa...”.  O Pregador do Retiro foi o Frei André Severo – OCD, Delegado Provincial para OCDS Norte e Nordeste.

Na condução dos trabalhos, a partir do Tema Gerador, fizemos reflexões relacionadas ou direcionadas ao Caminho; o “Caminho de Perfeição” de Santa Teresa; a Mensagem do Caminho de Perfeição; Jesus Cristo é o Caminho a verdade e a vida, entre outras. Estudamos e refletimos também sobre outros Escritos de Santa Teresa que se referem ao Caminho, como “As Fundações”, “Castelo Interior, entre outros. Estudamos ainda textos da Sagrada Escritura que também nos levam a refletir sobre o sentido do Caminho, como  (Jo 14,6.).
Tivemos dois momentos de Deserto. Fizemos a Leitura Orante do texto de (Mt 22, 15-21), e o Momento Mariano, no qual rezamos em grupo, contemplando e , relacionando as flores e as pedras dos caminhos percorridos por nós e por todos os Cristãos, homenageamos a Maria e pedimos sua intercessão na luta diária da Caminhada.

Encerramos o Retiro com uma partilha, a avaliação e a adoração ao Santíssimo. Na partilha e avaliação os participantes apontaram como pontos mais importantes do retiro: o crescimento na fé, na espiritualidade carmelitana; a oportunidade de estar e de rezar juntos, os três segmentos da Ordem, Frades, Monjas e Seculares; a oportunidade de conhecer de perto,  rezar e conviver com o nosso Delegado Provincial; as reflexões e o aprendizado sobre como caminhar com Santa Teresa. 

E um ponto muito importante, destacado como inédito no retiro foi a realização do Recreio com as Monjas, pois nunca tínhamos realizado antes.





Um comentário:

Giovani Carvalho Mendes, ocds disse...

Ronaldo, Deus lhe pague a caridade de ter feito esta postagem. Não tenho muito tempo disponível para me dedicar ao blog, por isso, conto sempre com sua ajuda, meu amado irmão. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...