quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Vaticano apresenta Dia de Oração contra o Tráfico Humano

Iniciativa convocada pelo Papa em parceria com religiosos busca incitar reflexões sobre o tráfico de pessoas bem como medidas de combate a esse crime, primeiro dia internacional de oração vai decorrer a 8 de fevereiro

Cidade do Vaticano, 03 fev 2015 (Ecclesia) - O Vaticano apresentou hoje à imprensa o primeiro dia internacional de “oração e reflexão” contra o tráfico de pessoas, com o mote ‘Acende uma luz contra o tráfico’.

A iniciativa vai celebrar-se a 8 de fevereiro, dia da festa litúrgica de Santa Josefina Bakhita, uma antiga escrava sudanesa que abraçou a vida consagrada após ser libertada e que foi canonizada em 2000, pelo Papa João Paulo II.


Esta jornada internacional é promovida é promovida pelas uniões internacionais de superiores gerais dos institutos religiosos masculinos e femininos, com o apoio de vários organismos da Cúria Romana.

O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, disse aos jornalista que “milhões de pessoas, crianças, mulheres e homens de todas as idades, são privados da liberdade e obrigados a viver em condições semelhantes à escravatura”.

“O Papa convida-nos a reconhecer que estamos perante um fenómeno global”, acrescentou.

Este dia internacional contra o tráfico quer ser uma mobilização de consciencialização e oração a nível global, com vigílias em vários países que vão culminar com a oração do ângelus na Praça de São Pedro, sob a presidência de Francisco.

A conferência de imprensa contou com o testemunho da irmã Valeria Gandini, para quem é “preciso encontrar-se com as vítimas” para entender “o que significa o tráfico de seres humanos.

Também esteve presente a responsável por ‘Talitha Kum’, a Rede Internacional da Vida Consagrada contra o tráfico, irmã Gabriella Bottani, que falou das iniciativas programadas para o próximo domingo, incluindo uma Missa em sufrágio pelas vítimas, presidida pelo cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé).

Simbolicamente, o Vaticano convida a acender uma vela online pelo fim do tráfico, em www.a-light-against-human-trafficking.info.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...