sexta-feira, 8 de maio de 2015

CAPÍTULO GERAL DA OCD - Santa Missa na Casa de Santa Madre Teresa e estudo do documento pré-capitular “É tempo de caminhar”.



Hoje, começamos o dia celebrando juntos as Laudes e a Eucaristia na Casa da Santa (igreja construída no local onde ficava a casa paterna de Santa Teresa*), em agradecimento pela reeleição do Padre Geral, para que o Senhor o guie e o acompanhe durante pelo próximo sextênio.
 Na ocasião, a animação liturgia ficou a cargo do grupo ibérico. Como é de uso – como de fato ocorreu – era normal que fosse o recém reeleito Frei Savério Cannistrà o presidente da celebração. Ele foi acompanhado pelos Freis Joaquim (Portugal), Miguel (Província Ibérica), Jon (Navarra) e David (Prior da Casa da Santa).
Na homilia, Frei Savério nos convidou a todos sermos conscientes do mandamento do amor que recebemos, que não consiste em apenas amarmos uns aos outros, senão em “permanecer em seu amor”, abandonarmo-nos a Ele, para a partir daí sermos também capazes de darmos a vida em nossas Províncias e circunscrições, com nossos irmãos, bem como também, já aqui, agora, em nossos trabalhos capitulares, para que o fruto destes dias seja reflexo do amor e do entusiasmo que nos anima, pelo bem da família, pelo bem de nossa Ordem.
Já de volta ao CITES (onde estão ocorrendo as reuniões capitulares**), começamos a sessão da manhã às 11:30 entrando pouco a pouco no documento  “É tempo de caminhar”, que será objeto de estudo nestes dias, ao qual nos introduziram a comissão pré-capitular que o preparou: os Freis Daniel Chowning (Washington), Francisco Javier Mena (Caribe), Miguel Márquez (Ibérica), Prasad Theruvathu (Malabar – Índia), George Tambala (África), Lukasz Kansy (Polônia) e o Padre Geral, Savério Cannistrà.
Começou em primeiro lugar sua exposição, o Padre Miguel Márquez, introduzindo-nos na primeira ficha de trabalho e em temas tão centrais e importantes como: a identidade do carisma e a comunhão com Deus (no centro dos quais está a importância da Palavra de Deus, a devoção mariana, a oração, etc), temas que, após prévia reflexão e discussão nos respectivos grupos geográfico-linguísticos, foram entregues aos moderadores, para que amanhã – na primeira sessão matutina – apresentem de forma sintética o fruto de seus trabalhos à assembleia.
É um trabalho árduo e importante este que se está pondo em pé, cujo intento não é somente o de formular de forma correta e atualizada os pontos essenciais de nossa identidade e vivência do carisma, senão, ao mesmo tempo, o de escutar e contemplar a vida, tal e como acontece em nossas comunidades, para ver do que padecem, como viver mais perto de Deus e dos homens, como ser presença significativa e entusiasta em nossos contextos de hoje.


(*) Nota do tradutor

(**) Idem



























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...